No intuito de agilizar e desburocratizar alguns atendimentos, o departamento de controle, avalição, regularização e auditoria do TFD - Tratamento Fora de Domicílio, passa a adotar novos procedimentos para a agendamentos de consultas e exames. O secretário de saúde Wagner Magesty comentou a iniciativa. Fique por dentro.
“Importante ressaltar que em um governo sempre quebramos paradigmas e existe um para cada ação. Teria que ter xerox de todos os documentos e endereço para comprovar o vínculo do paciente com o município, mas, desde que implantamos o prontuário eletrônico, de qualquer ponto da assistência, temos acesso aos dados de nossos usuários. Quando chegava um encaminhamento no TFD, do procedimento mais simples ao mais complexo, pedia-se uma série de xerox que, avaliando com a minha equipe, achei descabido e burocratizado, pois, na maioria das vezes, o paciente estava para entregar o documento, mas não tinha o pedido do exame e os documentos exigidos. Com isso, ele tinha que voltar pra casa, para poder buscar e tirar xerox. Mas, desde o início de dezembro, isso mudou é só chegar com a identidade, provando que ele é o usuário do pedido, já poderá acessar o prontuário dele e não vai mais precisar tirar xerox a alguns pedidos que eram exigidos pelos prestadores, para facilitar o encaminhamento. É um avanço que diminui o tempo de espera do paciente para marcação de determinados procedimentos. Espero que a população seja comtemplada com essa ação. Hoje com o acesso ao prontuário eletrônico do paciente, todo o nosso sistema de imagem também estará vinculado ao prontuário do paciente e, em caso dele perder alguma imagem, já estará inserido ao prontuário do paciente e o médico poderá ter acesso,” conclui Wagner.