Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41
Nº 2047
21/11/2024


Eventos GP
Eventos GP

282ª MOSTRA GP: ARTESANATOS FEITOS DE BAMBUS E COITÉS - 21/07/2023

A 282ª Mostra GP, que estará exposta na recepção da nova sede do GP Jornal, nos meses de julho e agosto, está apresentando o artesão José Patrício Dutra, 60, que faz lindos artesanatos em bambu, coité, entre outros. Confira a entrevista que ele concedeu à reportagem GP.

“Comecei a fazer esse tipo de artesanato há, mais ou menos, 20 anos, porque gosto de trabalhar com materiais vindos da natureza. Tenho o hábito de ir nas matas e pegar sementes de árvores nativas e também retiro cascas dos troncos. Depois, eu espalho as sementes, no mesmo lugar, onde as apanhei. Lá, inclusive, já têm várias mudas de árvores crescendo. Tenho aprendido bastante sobre educação ambiental, pois a minha esposa é ativista e protetora animal. Eu e minha esposa somos muito ligados na causa animal, que tem tudo a ver com respeito e preservação. Na verdade, arte e meio ambiente acabam se casando. Na verdade, tudo se correlaciona, já que as saúdes humanas, animais e ambientais são indissociáveis e estão relacionadas com o respeito e a preservação do meio em que vivemos. Portanto, cuidemos de nosso bem maior, que é a fauna e flora. Assim, estaremos preservando também as nossas próprias vidas,” ensina Patrício.

COMO COMEÇOU? - “Comecei trabalhando como pintor, tanto de obras, como de paredes de casas. A vida inteira também gostei de fazer artesanato e aí comecei a fazer, mais e mais. Gosto muito de fazer mesinha de bambu. A inspiração vem é mais na hora de fazer mesmo, até vê-las prontas. Quando eu vejo que a peça dá pra ser trabalhada, eu vou criando.”

ONDE COMPRAR? - “Eu vendo as minhas peças, na minha casa mesmo, para alguns vizinhos e amigos, que eu sei que gostam do meu trabalho. Para aqueles que se interessarem, podem adquirir, ligando nos números dos telefones 3231-8292, 99972-0756 e agora aqui, na sede do jornal GAZETA.”


O artesão José Patrício: “Tudo se correlaciona, já que as saúdes humanas, animais e ambientais são indissociáveis e estão relacionadas com o respeito e a preservação do meio em que vivemos. Portanto, cuidemos de nosso bem maior, que é a fauna e flora”

Colunistas