Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

28º Garra Profissional: Por que eles são os Melhores Profissionais de 2014? - 02/07/2015

Confira agora os fortes motivos que levaram os 27 componentes da 28ª Comissão Julgadora do Garra Profissional ao optar pelos nomes desses 18 profissionais.



Saulo Mendes, ladeado pelo presidente da Ascipam Empresarial, Carlos de Souza, e o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, Luiz Paulo Marques. O administrador de empresas SAULO PEREIRA DE MELO MENDES, casado com Mariana Fioravante Barbosa, tem 1 filho, Antônio, e está à espera do 2º, que se chamará Eduardo. Em 2014, Saulo, como sócio-proprietário da Mendes Marinho Empreendimentos, entre outros, coordenou e executou a ampliação do Suntory Business Hotel que passou de 42 para 113 apartamentos e salão de festas para 800 pessoas; e entregou: 32 apartamentos, no bairro São Luiz, prédio comercial no bairro São José, casas no Cores de Minas, galpões no Belvedere e um residencial no bairro Dona Tunica. Fora isso, Saulo está construindo um prédio de flats no Centro, 50 apartamentos no São Luiz e um prédio residencial no São Francisco. Por essas e outras, Saulo Pereira de Melo Mendes é Garra Profissional 2014, na Administração, em Pará de Minas!
Mário Augusto Pinhão, ladeado pelo gerente comercial da Plena Alimentos, José Maurício Baêta, e a calígrafa, Renata Clara Fonseca. O engenheiro agrônomo MÁRIO AUGUSTO SILVEIRA PINHÃO, casado com Eliana Mara de Oliveira Marinho, tem duas filhas: Júlia e Ana Luísa. Em 2014, Guto, como é mais conhecido, dirigiu o Grupo Agro composto por 6 empresas, 200 colaboradores e atuação em mais de 200 municípios. Fora isso, investiu na segurança dos alimentos, trazendo para Minas a viabilização do controle biológico na agricultura, através da criação de bactérias, fungos e insetos predadores. Soltos nas lavouras, através de cápsulas com milhares de ovos, ao eclodirem, esses insetos começam, imediatamente, um trabalho de combate às pragas agrícolas, diminuindo drasticamente o uso de defensivos agrícolas. Por essas e outras, Mário Augusto Pinhão é Garra Profissional 2014, no Agronegócio, em Pará de Minas!
Rony Morais, ladeado pela diretora e proprietária do Colégio Passos, Dolores Vasconcelos, e o superintendente da Águas de Pará de Minas, Thiago Contage. O ator e art’educador RONIVALDO MORAIS DOS SANTOS, filho de Valdete Morais e Agenor Lino dos Santos, é solteiro. Em 2014, entre outras, Rony, como é mais conhecido, fez turnê com a peça Floresbela – Minha Vida é uma Piada em várias cidades do Estado; participou com o Grupo Cênico Tatu Bola do Feto - Festival Estudantil, em B.H.; idealizou e produziu a 1ª Mostra Benjamin de Oliveira de Cenas Curtas; e, através do Grupo de Teatro Colibri, participou do Potência, em São Paulo/S.P.. Fora isso, ganhou 4 destaques nacionais com o espetáculo @romeu&Julieta, quando foi o único grupo mineiro selecionado na categoria Teatro Estudantil. Por essas e outras, Rony Morais, que já ficou com 4 estatuêtas do Leitor Prateado, é Garra Profissional 2014, na Arte & Cultura, em Pará de Minas!
Pedro Henriques, ladeado pela fundadora da GAZETA, assessora pedagógica e ouvidora da Fapam, jornalista Lígia Muniz, e o economista e vereador Rodrigo Varela. O professor PEDRO HENRIQUES DE LIMA, filho de Maria de Lima e João Henriques Soares, é solteiro. Em 2014, realizou na Comunidade Terapêutica Sovida – Fazendinha de Mulheres, onde é o presidente, vários trabalhos com a ajuda e presença de voluntários, familiares e diretoria. Entre outros, capacitação com 80 horas da Febraet; 2 cursos no Senar, em Brasília com 40 horas cada; 2 cursos de yoga, auto-conhecimento e vivências; criação do coral; início das aulas de educação física e construção de um novo escritório, duas varandas e 3 novos banheiros. Fora isso, a Sovida foi agraciada com 3 residentes e, através do Pró-Vida, contemplada com 583 objetos como móveis e utensílios, além de enxoval para cama e mesa. Por essas e outras, Pedro Henriques, que já ficou com uma estatuêta do Leitor Prateado, é Garra Profissional 2014, na Assistência Social, em Pará de Minas!
Marcílio Lopes, ladeado pelo diretor proprietário da Pró-Móveis, Rení Naves, e o personal trainer e vencedor do G.G.P.P. 2007, Felipe Teixeira. O empresário e comerciante MARCÍLIO LOPES é casado com Célia Maria Medina com quem tem 2 filhos: Cecília e Marcílio. Em 2014, Zico, como é mais conhecido, investiu na reforma da popular Loja Arnaldo, de sua propriedade, modernizando a sua fachada, trocando os pisos e substituindo toda a iluminação pelo moderno sistema led. Fora isso, alterou e modernizou todo o sistema crediário dessa tradicional loja, que está instalada no hoje progressista bairro São Francisco, onde ele atua, com muito sucesso, há 29 anos, sempre oferecendo produtos de qualidade por preços baixos. Por essas e outras, Marcílio Lopes, que já ficou com uma estatuêta do Leitor Prateado, é agora Garra Profissional 2014, no Comércio, em Pará de Minas!
Myrtes Pereira, ladeada pela colunista G.P., Ana Aurora, e pelo especialista em marketing do Grupo ABC, Luiz Carlos Bispo. A radialista, apresentadora e cerimonialista MYRTES PEREIRA MIRANDA DUARTE é casada com Walter Gottschalg Duarte com quem tem duas filhas: Tamires e Jéssica. Em 2014, em comemoração aos 35 anos da Rádio Santa Cruz, coordenou as mudanças no departamento de jornalismo desse tradicional veículo de comunicação e produziu muitos dos comerciais veiculados. Fora isso, como sócia-proprietária da M. M. Comunicação, atuou nos serviços da web, dando suporte a inúmeras campanhas empresariais e institucionais; e ainda atuou como mestra de cerimônia em vários municípios, além de Pará de Minas. Por essas e outras, Myrtes Pereira, que já ficou com 6 estatuêtas do Leitor Prateado, é Garra Profissional 2014, na Comunicação, em Pará de Minas!
Janete Mascarello, representando Jurandyr de Faria Leitão, ladeada pela gerente de marketing da Nível Construtora, Darcileia Melo, e pela proprietária da Locpam, Aline Diniz. O engenheiro civil JURANDYR DE FARIA LEITÃO é casado com Tânia Marinho com quem tem 4 filhas: Viviane, Érika, Thaís e Cínthia. Em 2014, como sócio-proprietário da Épca Engenharia, construiu, entre outros, a nova sede do Bradesco e o edifício Bom Pastor; e trabalhou nas obras do edifício-garagem da Moto Star, do edifício Siena e do edifício Sindimei, em Itaúna/M.G. Fora isso, como Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, entre outras ações, contratou empresa para promover o diagnóstico do trânsito e implantar o novo cemitério; construiu a rotatória em frente à câmara municipal e 75 poços artesianos. Por essas e outras, Jurandyr Faria Leitão, que já ficou com 5 estatuêtas do Leitor Prateado, é Garra Profissional 2014, na Construção Civil, em Pará de Minas!
Delano Azevêdo Rodrigues, que não compareceu, nem enviou representante, seria ladeado pela analista internacional e estudante de direito, Vanessa Morato, e pelo presidente da O.A.B. local, Djalma Fulgêncio. O promotor de justiça DELANO AZEVÊDO RODRIGUES é casado com Cristina do Amaral Teixeira com quem tem 2 filhos: Letícia e Lucca. Em 2014, extrapolando as suas atribuições legais, estimulou a urbanização e valorização de A.P.Ps. - Áreas de Proteção Permanentes, conciliando a preservação ambiental com o urbanismo agradável, como foi o caso da implantação do Parque Água Limpa, ao lado do Hospital da Unimed. Fora isso, ingressou com ações contra a Copasa, visando a suspensão da cobrança da, então, abusiva taxa de esgoto, sem respaldo legal ou contratual. Por essas e outras, Delano Azevêdo, que já ficou com uma estatuêta do Leitor Prateado, é Garra Profissional 2014, no Direito, em Pará de Minas!
Tânia Morato, ladeada pela pedagoga da S.R.E., Walkíria Paiva, e pelo diretor da Fapam, Ruperto Vega. A pedagoga TÂNIA DE MOURA MORATO RESENDE é casada com Djalma Vander Diniz Resende com quem tem 2 filhos: Guilherme e Vanessa. Em 2014, continuou exercendo a função de Superintendente Regional de Ensino, acompanhando de perto os trabalhos desenvolvidos nas escolas de Pará de Minas e mais 19 municípios da região. Fora isso, Tânia deu continuidade a diversos programas e projetos nas escolas estaduais como o Programa de Intervenção Pedagógica, Reinventando o Ensino Médio, Educação de Tempo Integral, Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Por essas e outras, Tânia Morato, que já ficou com uma estatuêta do Leitor Prateado, é Garra Profissional 2014, na Educação, em Pará de Minas!
Galba Couto, ladeado pelo ex-jogador do América Futebol Clube, Waldyr Leles, mais conhecido como Amarelinho, e a empresária e ex colunista G.P., Maria Diniz. O técnico de segurança do trabalho GALBA ALBERTO COUTO é casado com Maria Angélica Martins Silva com quem tem 4 filhas: Ana Paula, Renata, Juliana e Kátia. Em 2014, Galba organizou a 5ª Corrida Ginza, quando conseguiu arrecadar 600 litros de leite que foram entregues à Secretaria de Ação Social, responsável por uma justa distribuição. Fora isso, Galba organizou e apoiou a 4ª Corrida Feminina, a 2ª Corrida da Mata Atlântica, a 21ª Corrida Subida da Serra e a 2ª Corrida Cross da Árvore, todas realizadas com muito sucesso, além de participar de mais de 26 tradicionais outras corridas, em diversos outros municípios. Por essas e outras, Galba Couto é Garra Profissional 2014, no Esporte, em Pará de Minas!
Wagner Vasconcelos, ladeado pelo empresário e fotógrafo, Giancarlo Laurentys, e o Imagens Públicas do Rotary Club Pará de Minas Bariri, Alex Rodrigues. O economista WAGNER GERALDO MARTINS VASCONCELOS é casado com Shirlei Gomes de Araújo com quem tem 2 filhos: Arthur e Lara. Em 2014, ano que foi um verdadeiro divisor de águas em sua carreira, Waguinho, como é mais conhecido, após 21 anos trabalhando na mesma instituição financeira – Santander - deu um novo e decisivo passo em sua carreira profissional, ao mudar de emprego. Hoje, trabalhando na Ascicred, Waguinho, como é mais conhecido, está à frente do relacionamento da empresa com os clientes, atendendo a pessoas físicas e empresas, em suas diversas e diárias solicitações. Fora isso, e o que é mais importante: vem agradando muito a todos os clientes que atende. Por essas e outras, Wagner Vasconcelos é Garra Profissional 2014, na Finança, em Pará de Minas!
Fernando Antônio Souza Júnior, ladeado pelo presidente do Sindicato dos Comerciários, Fausto Abreu, e pelo empresário e artista plástico Nilson dos Santos. O gerente administrativo financeiro da Plena Alimentos, FERNANDO ANTÔNIO SOUZA JÚNIOR, é casado com Gláucia Luciana Barbosa Souza com quem tem um filho: Miguel. Em 2014, Fernando, gestor de 297 colaboradores, incorporou as compras das 3 unidades frigoríficas da empresa - Pará de Minas, Paraíso do Tocantins/TO e Porangatu/GO, em uma só – a local - por ser melhor localizada em relação aos grandes centros comerciais. Fora isso, instalou o biogestor para captar o gás e, posteriormente, convertê-lo em energia, e participou da reestruturação e adequação da empresa para habilitá-la para a exportação de miúdos. Por essas e outras, Fernando Antônio Souza Júnior é Garra Profissional 2014, no Funcionário Padrão, em Pará de Minas!
José Luís, que não compareceu, nem enviou representante, seria ladeado pelo diretor do Senai local, André Rufino, e pela dentista especializada em Dentística, Vanessa Silveira. Apesar de não ter enviado currículo para o evento deste ano, o médico veterinário JOSÉ LUÍS OLIVEIRA SANTOS é casado com Maria Auxiliadora Matoso, com quem tem 2 filhos, André Luiz e Cristiane. José Luiz é proprietário da Granvita Nutrisantos Alimentação Animal, uma moderna e progressista empresa, situada no Distrito Industrial Fernando Almeida, numa área de 14.000M2, sendo 6.000 de área construída com laboratório próprio, frota para fazer as entregas e Centro de Distribuição e Expedição em uma área construída de 3.000M2. Por essas e outras, José Luís Oliveira Santos, que já ficou com uma estatuêta do Leitor Prateado, é Garra Profissional 2014, na Indústria, em Pará de Minas!
José Hermano, ladeado pela empresária, radialista e apresentadora do G.G.P.P., Ana Sousa, e o supervisor da Algar Telecom, David da Silva. O biólogo JOSÉ HERMANO OLIVEIRA FRANCO é casado com Lirane Rosa com quem tem um filho: Salomão. Em 2014, José Hermano realizou parcerias novas e manteve as velhas para manter as 7 lagoas construídas nos bairros Jardim América, São Cristóvão, Jardim das Piteiras e Dom Bosco; deu continuidade à recuperação e manutenção do Bariri 2 e à resolução dos conflitos ambientais no Codema. Fora isso, através de outras parcerias, realizou a 2ª Semeia - Semana Municipal de Meio Ambiente; revitalizou a Feira de Agricultura Familiar de Pará de Minas; além de realizar mais de 30 palestras em escolas e associações. Por essas e outras, José Hermano Oliveira Franco, que já ficou com 5 estatuêtas do Leitor Prateado, é Garra Profissional 2014, no Meio Ambiente, em Pará de Minas!
Flávio Medina, ladeado pelo engenheiro e proprietário da Palmex, Paulo Melo Franco, e pelo presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas, Carlos Lázaro. O técnico em manutenção e vereador FLÁVIO MEDINA NETO é casado com Rosimeire Barbosa Terra com quem tem 3 filhos: Flávio, Igor e Vinícius. Em 2014, sempre com atuação inteligente, reflexiva e ponderada, participou efetivamente do processo de concessão de serviço público de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário; e foi também importante mediador e facilitador para a implantação do grupo Resgate na cidade. Fora isso, Flávio Medina teve participação ativa e brilhante nas audiências públicas das prestações de contas da administração pública; e foi o coordenador das audiências públicas sobre a problemática Indisciplina Escolar. Por essas e outras, Flávio Medina Neto é Garra Profissional 2014, na Política, em Pará de Minas!
Demétrio Laurentys, ladeado pelo professor e sócio-proprietário da Biscoiteria Santa Mônica, Jáder Maia, e pelo diretor-presidente da Sicoob Ascicred, Osmano França. O fotógrafo e empresário DEMÉTRIO RABELO DE LAURENTYS, pai de Maria Eduarda, é casado com Adriana de Paula Arrudas com quem tem um filho: Pedro. Em 2014, Demétrio realizou cobertura fotográfica de 43 casamentos, 23 ensaios em estúdio, 9 festas de 15 anos, 4 aniversários de 1 ano e alguns aniversários de 50 e 80 anos. Fora isso, também registrou campanhas de saúde e obras da prefeitura, fez fotos institucionais de duas empresas, 12 campanhas fotográficas empresariais, 3 coberturas de desfiles, 5 ensaios de bandas locais e cobertura fotográfica de 4 eventos realizados pela GAZETA. Por essas e outras, Demétrio Laurentys é Garra Profissional 2014, na Prestação de Serviços, em Pará de Minas.
Euler Faria, ladeado pela diretora-proprietária da Divina Festa, Neusa Melgaço, e pela representante local da Rio Sol, Inez Fernandes. O radialista e promotor de eventos EULER FARIA GONÇALVES é divorciado e tem duas filhas: Camila e Luiza. Em 2014, ele realizou a 9ª edição da conhecida Moto Romaria com aproximadamente 15 mil pessoas, fazendo o percurso Pará de Minas/Leandro Ferreira/M.G. e continuou realizando a apresentação do programa Movidos pela Fé, na T.V.I., onde mostra os testemunhos de fé com histórias contadas sobre a vida milagrosa de padre Libério. Fora isso, em maio, promoveu o 1º Reza Pará, no Parque do Bariri, um grande show católico que reuniu inúmeros devotos de padre Libério, quando foi rezado o terço por sua beatificação. Por essas e outras, Euler Faria, que já ficou com 3 estatuêtas do Leitor Prateado, é Garra Profissional 2014, na Promoção, em Pará de Minas!
Jayson Peixoto, ladeado pelo provedor do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Nilton de Oliveira, e pelo médico cirurgião plástico, Hudson Lázaro. O médico otorrinolaringologista JAYSON PEIXOTO MACHADO, casado com Fernanda Daniele Souza Lana, não tem filhos. Em 2014, doutor Peixoto, como é mais conhecido, atendeu a mais de 500 pacientes pelo Sus, no ambulatório de otorrinolaringologia da Policlínica; e participou de congressos nacionais e internacionais sobre otorrinolaringologia e cirurgia cabeça-pescoço. Fora isso, doutor Peixoto, um profissional de fora, mas que é realmente muito querido pela população de Pará de Minas, é idealizador e coordenador do projeto Jovem no Rotary é Jovem Longe das Drogas, assumindo a sua presidência no próximo dia 7. Por essas e outras, o médico paulista Jayson Peixoto Machado é Garra Profissional 2014, em Saúde, em Pará de Minas!

Colunistas