Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2036
06/09/2024


GENTE PENSANTE 


Bié Barbosa

Bié Barbosa

GENTE PENSANTE  BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


VEJA NA EDIÇÃO 1867: NAS BANCAS DE 21/05 A 27/05. DEPOIS, SÓ NA GAZETA. Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1866 abaixo: 

QUE TAL VIAJAR E CONHECER UM LUGAR INESQUECÍVEL?

O homem que trabalhou a vida inteira, de terno e gravata, aposentou-se e, logo em seguida, chegou à 3ª idade. Passou, então, a refletir sobre tudo o que ele não viveu até ali e concluiu que precisava fazer isso logo, já que o tempo agora encurtaria, rápida e assustadoramente. Como era solteiro e não tinha a opinião familiar, em seu lar, tão importante para trocar ideias. Precisava, urgentemente, trocar parte de todo o dinheiro acumulado por coisas que lhe dariam prazer, já que aquela grana agora não fazia mais tanto sentido, como quando ele era mais jovem. Pensou em muitas coisas e a que pareceu mais conveniente seria viajar, conhecer o mundo, após essa pandemia. Na virada do ano, falou para um sobrinho, 12 anos mais jovem:

- Daqui pra frente, vou fazer viagens internacionais, todo fim de mês. Já trabalhei demais, não tenho herdeiros e vou começar a gastar, antes que seja tarde.

O sobrinho, que era espírita, disse-lhe:

- Sabia que não faz a menor diferença essas viagens, depois que a gente morre? Quando nos libertarmos dessa carcaça, que é o nosso corpo, nossa alma voa, finalmente livre, por todos os cantos e recantos da Terra! Assim, ricos e pobres, igualmente, poderão conhecer o mundo, totalmente de graça. Esta é a grande e bela viagem que todos nós faremos um dia, sem exceção. E digo mais: ela vai além da Terra, alcançando todo o Universo, com todas as suas inúmeras galáxias.

O outro respondeu:

- Tudo bem, mas eu vou fazer essas viagens mensais agora, por conta própria! 

Decisão tomada, ele ligou, dias depois, para o amigo jornalista e perguntou:

- Gostaria de saber de você, que sempre viaja, os nomes de alguns lugares inesquecíveis para se conhecer.

- Lugares inesquecíveis para mim são todos, porque eu gosto de qualquer  lugar, desde que lá tenha gente. Tenho verdadeira paixão pelo contato com as pessoas, você sabe, mas no meu dia a dia - na comunicação jornalística - não há espaço para a beleza, a poesia e o riso. Não sobra lugar para a palavra eu, porque aqui você não fala, apenas ouve e, depois, escreve o que escuta. Então, quando eu conheço pessoas, nas minhas viagens, não tenho o menor compromisso de escrever, depois, sobre nada do que vejo e vivo. Nessas horas, eu apenas sinto e isso não tem preço! Como penso assim, para mim todo lugar é inesquecível, não pelas paisagens, restaurantes, hotéis e monumentos visitados, mas pela diversidade de pessoas, que eu vou conhecendo, durante a viagem.

E você, que tipo de lugares escolheria para viajar e conhecer? Uma boa leitura!


O editor GP escreve mais uma crônica: O livro, a invenção da escritora e a verdade do amigo


Mais da Gazeta

Colunistas