Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41
Nº 2047
21/11/2024


GENTE PENSANTE

Bié Barbosa

Bié Barbosa

GENTE PENSANTE BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


VEJA NA EDIÇÃO 1873: NAS BANCAS DE 02/07 A 08/07. DEPOIS, SÓ NA GAZETA. Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1872 abaixo: 

NA 3ª IDADE, TENTE NÃO SE TORNAR UMA PESSOA CHATA E RABUGENTA

Recentemente, havia 5 pessoas amigas, em um encontro, após mais de um ano sem se encontrarem ali, no sítio de um deles. Eles estavam na longa e bem arejada varanda do lugar, como pede o momento, onde fizeram as suas saudações ao chegar, apenas se acotovelando. O anfitrião profetizou:
- Quando passarem essas ondas coloridas - todas - quero fazer um encontro com dezenas de pessoas. Até já pensei no nome: Jantar com abraço! Estou seco de vontade de dar um grande e demorado abraço em cada um de vocês...
A mulher loura falou:
- Esta pandemia tem me adoecido. Minha pressão subiu igual a um foguete, meu coração quase parou de bater e fiquei diabética... Mas, pelo menos, o vírus não me pegou!
O homem careca falou:
- Ah não, fulana! Não viemos aqui para falar de doenças. Sai fora!
Ao ouvir aquilo, a loura se enfureceu:
- Olha aqui, cicrano, sabe quantos anos eu tenho hoje? 63! Meia, 3! Não estou mais afim de fazer o que você acha que eu devo fazer. Sai fora você! Eu não sou mais aquela garotinha que não sabia direito o que queria da vida, quando absolutamente tudo que você falava me fazia perder o fio da meada. Hoje em dia, ninguém mais mete o bedelho na minha vida! Foi-se o tempo, meu caro! E vocês todos, que também sempre se calaram diante deste boca mole, aprendam como eu a dar a volta por cima.
O careca não gostou do que ouvir e retrucou:
- Nooossa! Você virou mesmo uma velha cri, cri e eu nem sabia. Deve ser efeito colateral de tantas plásticas e botoxs (risos).
Desta vez, a loura calou-se, a pedido das duas outras amigas. A de óculos escuros disse pra todos:
- Gente, vamos dar uma baixada nessa temperatura? Pelo amor de Deus, nós viemos aqui para nos divertir e não para ficar discutindo pontos de vista polêmicos.
Aí, ninguém mais discutiu, mas, claro, ficou um ranço no ar e, ao se despedirem, bem mais tarde, o careca fingiu falar pra todos, passando um recado diretíssimo para a loura:
- Gente, procurem na internet o texto tal, que fala sobre velhice, porque ele é bom demais!
Ao chegar em seu chique apartamento, onde mora sozinha, a mulher loura correu para o computador e acessou o tal texto. Teve ódio ao ler algumas regras para não se tornar uma pessoa de 3ª idade chata e rabugenta. Entre outras coisas, ele dizia: * não fique reclamando de sua má saúde; * não fique dando conselhos, sem ser solicitado; * não perca tempo gastando dinheiro com tratamentos para não envelhecer, porque não tem como ser jovem, de novo. Seja apenas um(a) velho(a) elegante; * leia, cada vez mais; * viaje tudo o que puder; * dê risadas;; * ria de si mesmo e de suas falhas de esquecimentos e erros, inevitáveis na 3ª idade...
E você, que tipo de idoso tem sido ou pretende ser, um dia?

UMA BOA LEITURA!

O editor GP escreve mais uma crônica: Só alcança a serenidade do amor aqueles que sobrevivem às suas tormentas

Mais da Gazeta

Colunistas