Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE 
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


COMPRE A GAZETA NAS BANCAS: * PADARIAS: BARIRI, CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * BANCAS: MARIA JOSÉ (em frente à EE Governador Valadares) e FRANCISCO (ao lado do Santander); * STOP SHOP, etc..

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1918 abaixo: UM DIA, NATURALMENTE, A ARROGÂNCIA DÁ LUGAR À HUMILDADE

Desde quando aquele homem de 3ª idade era jovem já mostrava gênio forte, talvez empreendedor. Quando queria uma coisa, nem os pais conseguiam virar a cabeça dele. Quando ele adolesceu, então, a coisa ficou ainda mais grave. Tanto é que o pai, um dia, em plena festa de Natal, bradou com ele, no meio daquele monte de gente:

- Este garoto, se não mudar, vai sofrer demais! Por que a vida vai ensinar a ele, na rua, o que ele não quer aprender com os pais, dentro de casa.

O garoto deixou a mesa aos berros e a mãe saiu em defesa dele, censurando o marido:

- Parece até que você se esqueceu que um dia foi adolescente! A gente sofre tanto nessa idade, é tudo tão intenso!

Depois, virou-se para a mesa e falou para todos:

- Gente, peço desculpas por este momento de desunião na minha família, ainda mais assim, em pleno Natal, quando se comemora o nascimento de Cristo! Eu sinto muito!

Após, ela também deixou a sala de jantar e dirigiu-se para o quarto do filho. Depois de um certo tempo, ela retornou à ceia de Natal, trazendo de volta o filho que ostentava nos lábios um gigantesco bico de contrariado. Ao vê-lo emburrado daquele jeito, o pai não se controlou, deixando claro para todos que aquele filho, na verdade, era a cara do pai. Disse:

- Por mim, você teria passado a noite no quarto, com fome.

O filho enfureceu-se, novamente:

- Um dia, não vou depender de você pra nada, nada mesmo!

O bicudo pai respondeu:

- Nesta vida, todo mundo depende de alguém sempre. Aprenda isso também, cabeça dura: nenhum homem é uma ilha.

- Mas eu não vou precisar de você, nem de ninguém. Eu sou mais eu e me basto!

Mais de 50 anos depois daquela cena, aquele garoto, agora um senhor de 3ª idade, encontrava-se acamado, há mais de 2 anos, dependendo de enfermeiros, dia e noite, para tudo: para levantar-se, locomover-se, tomar banho, fazer as suas necessidades, ser barbeado, ter as fraldas geriátricas trocadas, levarem à sua boca uma xícara, um copo ou uma garfo, ter os cabelos penteados, os dentes escovados, etc.. À essa altura, o pai dele já não estava mais vivo para conferir a sua premonição. Certo dia, uma religiosa esteve, de manhã, naquele quarto cheirando à urina, fezes e morte, quando tentou passar, a pedido, a sua mensagem ao enfermo. Familiares informaram a ela que ele estava, cada vez mais, revoltado com as suas cuidadoras. A religiosa pegou a mão direita dele e disse-lhe com voz de algodão:

- Fulano, é preciso aprender a receber, permitir o amor do outro em nossas vidas. Abra o seu coração, respire profundamente e aceite ser ajudado. Depender de alguém é um dos mais belos exercícios de humildade que podemos exercer, nesta vida!

Aquele homem balbucionou apenas algumas palavras, em tom baixo e pausado:

- Não aguento mais... Quero morrer!

E você, já passou da idade em que a arrogância, naturalmente, dá lugar à humildade?

UMA BOA LEITURA!


O editor GP escreve mais uma crônica: FALANDO EM NOME DO POVO, QUE TERIA PEDIDO AJUDA OU ABERTO UMA DENÚNCIA?

Mais da Gazeta

Colunistas