Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1963:

COMO VOCÊ ANDA PONTUANDO A SUA VIDA?

Quando a ABI - Associação Brasileira de Imprensa anunciou a campanha de seus 100 anos de existência, a classe jornalística alvoraçou-se, para saber qual seria o tema de mais uma histórica palestra, na abertura dessa comemoração anual. Porém, como sempre acontece, ela não foi divulgada, aguçando, ainda mais, a curiosidade dessa classe profissional, onde a curiosidade e a investigação são os pratos principais. Como tantos outros jornalistas do país inteiro, o homem das letras fez a sua inscrição e passou a aguardar, ansiosamente, pela chegada desse grande dia. Na esperada data, ele se dirigiu para a grande cidade, 30 minutos mais cedo, para ocupar um dos estofados do grande e refrigerado salão. Quando, pontualmente, teve início a palestra, foi anunciado que que ela seria proferida por um famoso escritor, ocorrendo uma demorada e vibrante salva de palmas. O escritor, com muita simplicidade, disse assim:

- Boa noite, senhores jornalistas! Espero que a palestra desta noite não decepcione vocês, porque eu trouxe algo simples, simples demais, mas muitíssimo importante. Estou falando da vírgula...

Nessa hora, houve um rumor gigantesco na plateia, porque o tema, considerado chinfrim, havia pegado a todos de surpresa. Em seguida, o escritor continuou:

- Eu já esperava por essa reação, mas não há como negar que a vírgula e muito importante, na construção de um texto. Além de permitir uma parada obrigatória na respiração, durante uma leitura qualquer, a vírgula pode, também, alterar, totalmente, o sentido de uma frase. Trouxe aqui algumas frases selecionadas e vou projetá-las no datashow, enquanto eu vou explicando sobre a importância da vírgula. * Não, espere! Não espere! Vejam bem: a 1ª fala para não esperar e a 2ª, para esperar e é uma mesma frase. E a diferença entre elas é, simplesmente, uma vírgula. * A vírgula também pode fazer o seu dinheiro desaparecer, se você cometer um erro, ao passar um pix, por exemplo, de R$2.340,00, no lugar de R$23,40. * Pode até criar heróis, como em Isso só, ele resolve! Isso, só ele resolve! * A vírgula pode transformar um problema em solução: Vamos falir, nada foi resolvido! Vamos falir nada, foi resolvido! * UM jornalista pode escrever assim: Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria quilômetros à sua procura. Entretanto, UMA jornalista colocaria essa mesma vírgula noutro lugar, alterando, radicalmente, o sentido da frase: Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria quilômetros à sua procura. 

A partir daí, a palestra tomou novo rumo, com a plateia participando, ativamente, de cada exemplo dado pelo renomado escritor. Quase duas horas depois, ele encerrou a palestra, dizendo assim:

- Pontuem as suas vidas com o que realmente importa! (aplausos)   

E você, como tem pontuado a sua vida?

UMA BOA LEITURA!



O editor GP escreve mais uma crônica: HÁ VÁRIAS FORMAS DE DESENVOLVER UMA AMIZADE...


Mais da Gazeta

Colunistas