Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41
Nº 2047
21/11/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE 
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição:

QUANDO O PIOR DE CADA UM DE NÓS VEM À TONA

Sem recursos financeiros, além do básico, aquela mulher sabia que ela precisava de ajuda, por causa de uma situação grave de violência doméstica, vivida entre ela e o marido, onde ele tinha sido a vítima. Porém, como ela não podia procurar um psicólogo ou psiquiatra, acabou procurando o padre da paróquia do bairro, onde ela residia. O pároco, como todo mundo daquela comunidade, já sabia da violenta agressão que ela havia cometido, recentemente. Ao chegar na casa paroquial, toda vestida de preto, o padre a recebeu, conduzindo-a à sala de visita. Mal, mal sentou-se, ela começou a falar, agitadamente:

- Não aguento mais as pessoas me olhando e até cochichando, quando eu passo... até hoje, eu não entendo porque eu fiz aquilo... parece que nem era eu, padre! (choro). Será que eu estava com o capeta no corpo? Eu sempre fui uma mulher honesta, de caráter... (mais choro).

- Filha, todos nós podemos viver uma vida normal, honesta e sem nenhum deslize, quando as piores circunstâncias da vida não haviam nos testado, ainda. Fique tranquila e tenha fé em Deus, porque tudo vai passar. A confiança que todos nós temos sobre o nosso caráter, às vezes, é totalmente descabida. Afinal, o ambiente, onde estamos inseridos tem um efeito muito maior sobre o que podemos fazer, do que o nosso caráter, a nossa honestidade e a nossa dignidade... nessas horas, eles não passam de mitos. Dependendo da situação que estamos vivendo, o pior de cada um de nós, pode, realmente, vir à tona. 

Ao ouvir aquilo, a mulher começou a urrar:

- Padre, sinto-me tão pecadora, por ter feito aquilo...

- Não pense assim, pelo menos por enquanto. Afinal de contas, tudo aquilo que parece certeza absoluta em nosso cérebro não passa de uma grande bagunça. Na verdade, não passa de uma sequência fragmentada das experiências e lembranças vividas por cada um de nós... 

A mulher não gostou do que ouviu e disse, quase aos berros:

- Padre, o senhor me desculpe, mas eu nunca vivi nada parecido com isso na família do meu pai e da minha mãe. Então, não posso concordar com isso, de jeito nenhum! Jamais vi meu pai e minha mãe fazendo algo assim, do jeito que eu fiz com o meu marido (novo choro). 

O padre encerrou o assunto, quando percebeu que aquela mulher estava ficando sem controle. Disse ele:

- Na verdade, o que eu quero lhe dizer é que nenhum ser humano tem uma essência fixa, imutável. Somos a soma de todas as nossas experiências, pensamentos e sentimentos. Sabe o que eu vou fazer por você, além de rezar? Vou indicar um tratamento psiquiátrico gratuito que existe na cidade, porque você vai precisar...

E você, acha que somos frutos do meio ou apenas de um momento que nos tira do eixo?

UMA BOA LEITURA!



O editor GP escreve mais uma crônica:EMPODERAMENTO FEMININO: DO FILÉ À DIVISÃO IGUAL DE TAREFAS


Mais da Gazeta

Colunistas