Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE 
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1968:

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SER A MÃE DA FOME?

Debaixo da grande sombra formada pela gigantesca árvore de manga comum, três amigos de longa data sentaram-se em um velho e também enorme, banco de madeira, onde costumam bater um bom papo semanal. Disse o dentista para o advogado e o economista, todos em adiantado tempo na 3ª idade:

- Passei a vida inteira trabalhando, criando a minha família e sonhando com a minha aposentadoria.  Mal sabia eu que seria assim...

Perguntou-lhe o advogado:

- Assim como?

- Assim... ruim, sem graça, porque, se antes sobrava correria e faltava lazer, hoje falta correria, mas lazer nunca tem. Isso sem falar que o pique, a animação e o desejo sexual picaram a mula! 

Após todos rirem bastante, o economista perguntou:

- Mas você não está gostando de estar aqui batendo papo, com a gente, sem nenhuma pressa?

- Aqui até que eu estou, mas hoje é feriado, diferentemente do dia a dia, quando eu abro os olhos, de manhã, e não tenho nada pra fazer, o dia inteiro, a não ser esperar a morte chegar, como cantava Raul Seixas...

Rebateu o advogado:

- O filósofo Epicuro, que viveu duzentos ou trezentos anos antes de Cristo, dizia que é impossível levar uma vida agradável, se a gente não agir, também, de forma sensata, nobre e justa. E eu acrescento: e otimista! Afinal, a boa vida não consiste apenas em ter boa saúde, sexo, prosperidade, carrões e feriados, como já tivermos. Temos de viver, principalmente agora, no fim de nossas vidas, pensando no que podemos fazer, para tornar o mundo menos injusto, sem essa triste divisão social, por exemplo! 

Houve ali um silêncio profundo, mas daí a pouco, o dentista insistiu com a sua ideia negativa:

- Jesus! Você continua petista! Passei a vida inteira sem pensar em vida igualitária, socialista, como você está dizendo, e não será agora que eu me tornarei um comunista, meu amigo! Sai fora!

Evidentemente que o advogado não gostou da grosseria que acabara de ouvir, mas calou-se, para não estragar o feriado deles. O economista tentou melhorar o baixo astral ali instalado, dizendo:

- Pois é, cada um de nós tem a sua própria ideia e a gente tem de respeitar isso, para não nos tornarmos inimigos, à essa altura do campeonato, não é mesmo? 

O advogado suspirou e, enfim, deu uma sucinta resposta ao amigo dentista:

- Sobre a diferença social gritante do Brasil, só queria lhe perguntar uma coisa: você sabe quem é a mãe da fome? E não precisa responder, porque sei que você vai errar. Então, já lhe digo, amigo: a mãe da fome é o egoísmo!

E você, o que pensa de uns terem tanto e nada doarem? 

UMA BOA LEITURA!


O editor GP escreve mais uma crônica: O QUE VOCÊ PENSA SOBRE A EXISTÊNCIA DE DEUS?


Mais da Gazeta

Colunistas