Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


GENTE PENSANTE
Bié Barbosa

Bié Barbosa


GENTE PENSANTE 
BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”!


* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1976:

EM QUE PARTE DA PIRÂMIDE DA VIDA VOCÊ ESTÁ?

Na empresa, onde a criatividade dos funcionários sempre vem em 1º lugar, um dos sócios-proprietários, uma mulher, já estava esgotada, com as imaturas atitudes de uma nova funcionária. Isso, porque, além de não estar mostrando muita criatividade em seus trabalhos, também não demonstrava muito interesse em querer mudar. Para tudo tinha uma resposta na ponta da língua, para justificar a sua inércia de se manter em sua acomodada posição. Um dia, porém, a empresária resolveu ter uma prosa mais séria com ela. Ao chegar na empresa, a chamou em sua sala. Solicitou que ela se assentasse e começou a debulhar o rosário:

- Lembra-se do que eu lhe disse ontem?

A funcionária respondeu com arrogância? 

- Qual delas? Você fala um monte de coisas o tempo todo, todo dia?

A chefe apertou os dedos dos pés para não perder as estribeiras, antes de falar mais calma, do que de costume:

- Estou falando daquilo que eu lhe disse, um minuto antes de você sair para o almoço.

A funcionária pensou, pensou e, enfim, respondeu:

- Ah, que eu deveria ser tão pontual para chegar na empresa, como sou para sair dela?

- Exatamente isso! E o que você me respondeu?

- Que você também não tinha horário pra chegar...

- Exato e é sobre isso que eu quero lhe falar. Já ouviu falar de pirâmide social?

- Já...

- Quem está no ápice é quem está no comando e quem está na base obedece a esse comando. Só assim as coisas funcionam. Fui clara!

A rebelde funcionária respondeu:

- Sou mais a favor de inverter a pirâmide!

- Não acredito que daria certo, mas sonhar é permitido a todo mundo. Entretanto, imagine que no ápice dessa pirâmide estejam as pessoas que TÊM; no meio dela, as que FAZEM; e na base - a maior parte dessas pessoas - aquelas que deixam a vida as levar, pois só querem SER. Diante disso, não há como inverter essa pirâmide, porque quem TEM não tem tempo para SER e quem está no SER não abre mão disso e jamais chegarão ao TER. Ou seja, com raras exceções, ficarão ali, no pé da pirâmide, pelo resto de suas vidas. Agora, se você pretende, um dia, chegar ao ápice da pirâmide, já que invertê-la é impossível, terá de deixar de lado a zona de conforto do SER e passar para o meio da pirâmide e começar a FAZER já. E fazer quer dizer agir, criar, produzir. É pouco provável que alguém chegue a TER, sem antes passar pelo FAZER. E olha que isso não é só aqui nesta empresa não, viu? Em qualquer empresa, onde você venha a trabalhar, o caminho do sucesso será sempre esse. Fui claro, apesar das metáforas que eu usei?

E você, como se vê na pirâmide da vida?

UMA BOA LEITURA!


O editor GP escreve mais uma crônica O QUE A FANTASIA E A REALIDADE TÊM A VER COM A FRUSTRAÇÃO E A DECEPÇÃO?


Mais da Gazeta

Colunistas