BIÉ BARBOSA, jornalista e publicitário (UFMG), nascido em Pará de Minas em 22/11/53, é casado com Maíza Lage com quem tem 4 filhos. SEU LEMA: “O SENHOR É MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ”! |
VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).
Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 2050:
VOCÊ ACREDITA EM DEUS E OUTRA(S) VIDA(S)?
Em mais uma realização de EJC - Encontro de Jovens com Cristo, os organizadores chamados de tios estavam muito empolgados com a adesão de tantas pessoas. Porém, na medida em que os palestrantes convidados foram falando, o clima foi esquentando, porque numa uma plateia grande como aquela é sempre difícil conter os ânimos da moçada. Quando o 2º palestrante citou que Deus situa-se em um mundo imaterial, a jovem, líder estudantil em sua escola, pediu a palavra e questionou:
- Me desculpe, mas o que o senhor é capaz de saber, de afirmar sobre esse mundo imaterial, levando-se em conta os limites dos nossos sentimentos, sempre mergulhados neste mundo material?
O palestrante deu uma empalidecida antes de responder:
- Que bom que você perguntou sobre isso… Boa pergunta! E não vou mentir pra você, porque, na verdade ninguém, nenhum ser humano é capaz de se vangloriar pelo fato de saber, realmente, que existe um Deus e até se existe outra vida, além dessa. Sabe por quê? Porque a fé não é certeza lógica, já que ela é moral e se veste de base sub-je-ti-va. Então, se é subjetiva, não se pode afirmar que é moralmente certo que exista Deus e olha que eu estou moralmente certo do que estou afirmando!
A moça reforçou a sua pergunta:
- É por isso que eu acho meio sem sentido esses encontros. Afinal, a gente está falando de coisas totalmente abstratas…
O palestrante argumentou:
- Veja bem: nada na natureza espiritual pode ser trovado, de forma ob-je-ti-va, racional ou científica, como você deseja. E se é assim, como podemos considerar, então, a teologia, como uma disciplina adequada e irracional? E te digo mais: realmente é impossível provar que Deus existe, assim como é muito pouco possível provar que Ele existe! Deu para entender? É uma questão puramente filosófica.
Nessa hora um dos tios, o mais fervoroso de todo o grupo, pediu a palavra, diante do zum, zum, zum que começou surgir e crescer, rapidamente:
- Por favor, silêncio! Saber se Deus é uma realidade subjetiva ou objetiva não é o motivo deste nosso encontro. Sabem por quê? Porque nunca saberemos, enquanto estivermos vivos e esse é o grande mistério de nossa passagem pela Terra!
Mas a inquieta moça ainda argumentou:
- Ihhh, então é como eu imaginava mesmo. A gente tem de acreditar, cegamente, mas isso é difícil demais para mim, diria até que é totalmente im-pos-sí-vel!
O palestrante, ao ouvir isso, fechou, brilhantemente, a questão:
- Pense, profundamente, sobre o que eu vou lhe dizer agora: o oposto da dúvida é o que chamamos de fé! (aplausos).
E você, o que pensa sobre Deus e outra(s) vida(s)?
UMA BOA LEITURA!
O editor GP escreve mais uma crônica: A VERDADE NUA E CRUA, POR DETRÁS DAS FALAS SIMPLES