Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

POLÊMICA NA INSTALAÇÃO DO OLHO VIVO, NA CIDADE - 30/08/2018

O prefeito Elias Diniz anunciou que o projeto de implantação do Olho Vivo na cidade, que ele prometeu durante a sua campanha eleitoral, está bem próximo de se tornar realidade. Isso, porque o governo federal vai cooperar com a construção de uma Cidade Inteligente em Pará de Minas, trabalhando em melhorias para os equipamentos das áreas da saúde, educação e segurança pública. A reportagem GP conversou com o prefeito, que deu mais informações. Veja.

“Tivemos a grata felicidade de receber o acordo de cooperação técnica, que envolve o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que vai cooperar na construção dessa Cidade Inteligente. A construção nesse modelo trabalha, justamente, os nossos aparelhos junto à educação e saúde e o Olho Vivo, que faz parte desse modelo, é um nome utilizado para esse sistema de monitoramento, que vem de encontro a uma parceria junto à prefeitura, PM – Polícia Militar e Ascipam. Existe uma parte do recurso, que vem do próprio município, inclusive esse dinheiro já está alocado, no valor de novecentos mil reais. A outra parte desse recurso foi conseguida através de uma emenda parlamentar, que também já está junto ao ministério. Agora, estamos aguardando a Ascipam, que vai entrar com oitocentos mil reais. Com isso, nós poderemos, a partir do próximo ano, já entrar com o nosso processo licitatório,” afirma o prefeito.

POR QUE SÓ EM 2019? - “Porque, a partir de novembro, nós já podemos fazer a efetivação da Guarda Municipal, que exige todo um tramite. Por meio do resultado do concurso público, poderemos chamar esses agentes, para que seja iniciado o treinamento e a capacitação, juntamente com a PM de Minas Gerais. Paralelo a isso abre o processo licitatório, que depois de concluso, começaremos a fazer o planejamento de execução e operação.”

NÚMERO DE CÂMARAS - “Nós programamos em três fases, considerando a primeira, de até trinta e cinco câmeras; a segunda, de até setenta câmeras; e na terceira, de mais de cem câmeras. No mapeamento feito pela PM, eles colaboraram em todos os pontos estratégicos, o que mostra que não pode ser simplesmente o nosso perímetro urbano. Envolverá também os nossos distritos e povoados.”

O SUSTO DA ASCIPAM - Um dia após o prefeito dar essa notícia, a Ascipam reuniu a imprensa, onde o presidente, Misael de Almeida, afirmou desconhecer esse investimento, afirmando que, em momento algum, teria prometido isso. Mas na verdade o projeto Olho Vivo foi desenvolvido pela Ascipam, há cerca de três anos, pelo ex-presidente da Ascipam, Carlos Henrique de Souza, que também afirmou que a entidade nunca garantiu esse investimento de oitocentos mil reais. Na verdade, o projeto só não foi implantado, naquela época, porque o prefeito, que também foi presidente dessa associação, tomou a responsabilidade para o município, no início de seu mandato.

Mais da Gazeta

Colunistas