Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

ELEIÇÕES: “NÃO HÁ NENHUMA POSSIBILIDADE DE FRAUDE” - 20/09/2018

No dia 12 de setembro, uma funcionária do Cartório Eleitoral contatou a reportagem GP, convidando-a para noticiar o início de um treinamento para eleitores, a partir das 13H, em frente à sede do Cartório Eleitoral, que fica na rua Francisco Sales. Na hora marcada, a reportagem GP compareceu ao local, mas o suposto entrevistado, o chefe do cartório, Luiz Antônio Gabriel, estava em horário de almoço. Sem entender o que realmente havia acontecido, no dia seguinte, 13, na Fapam, onde estava acontecendo um treinamento de dois dias, para os mesários que irão trabalhar nas eleições, a reportagem GP marcou novamente presença, quando conversou com a simpática juíza eleitoral Herilene Andrade, que, não só atendeu prontamente esta GAZETA, como contou mais detalhes sobre o treinamento. Acompanhe.

“No início do treinamento, eu até ressaltei que nas eleições, todos aqueles que colaboram com a realização do pleito, têm uma responsabilidade muito grande, pois temos que passar transparência na organização, além de passar para a população e eleitores que o nosso sistema eleitoral é extremamente seguro e ágil. Informar também que toda a Justiça Eleitoral trabalhou nessas eleições, que demandam um trabalho de preparação muito grande, e que precisamos desse auxílio dos mesários, para a sua realização. Temos que primar e passar para a população a legitimidade das eleições, onde não há nenhuma possibilidade de fraude. Naquilo que puderem, os mesários e presidentes estarão lá, para esclarecer”, garante a juíza.

E O TREINAMENTO PARA ELEITORES? - “Como são seis cargos políticos (presidente, senador 1, senador 2, governador, deputado federal e deputado estadual) para o eleitor escolher, é importante que, quem tiver um tempinho, faça o treinamento no Cartório Eleitoral, onde tem uma urna e servidores à disposição para ajudar. Lembrando que no dia das eleições os eleitores podem levar uma colinha com os números de seus candidatos, para agilizar e facilitar a votação.”

Mais da Gazeta

Colunistas