Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

OS MELHORES PROFISSIONAIS DE 2017, EM PARÁ DE MINAS - 21/09/2018

No dia 1° de setembro, sábado, a GAZETA realizou o esperadíssimo 31° Garra Profissional, para homenagear os noventa Melhores Profissionais de 2017, em Pará de Minas. Mais uma vez, foi uma inesquecível e concorrida noite. O palco usado foi o auditório do amplo, confortável e moderno auditório da Igreja do Evangelho Quadrangular, por sinal, o único de Pará de Minas capaz de comportar tanta gente. Às 19H30, a porta do auditório foi aberta com o coral infantil do Patronato, que, na portaria, vestidos com roupas dos Anos 70, saudou, lindamente os elegantes convidados do Oscar Patafufo, como também é conhecido este evento GP. Às 20H em ponto, como prometido, o jornalista Bié Barbosa, deu início ao evento, com o auditório lotado. Se você não marcou presença nesse maravilhoso evento, continue lendo, para saber mais sobre tudo que aconteceu lá.

AS SURPRESAS DO EVENTO

Durante duas horas, entremeadas de revelações de resultados, exibição de vídeos e apresentação de shows, a GAZETA revelou os nomes dos dezoito Melhores Profissionais do ano passado, num clima de filantropia (o ingresso é, no mínimo um quilo de alimento não perecível por pessoa), emoção, arte, cultura e muitas surpresas. Tanto é que doze profissionais ganharam o troféu, pela primeira vez, além de seis do sexo feminino foram agraciadas com a estatueta. Coisa que nunca aconteceu nos anos anteriores, comprovando, também no Garra, o empoderamento da mulher patafufa. 

OS DEZOITO AGRACIADOS

Só quem pisou naquele famoso tapete vermelho que os conduziu ao palco, ficando frente a frente com a réplica gigante da bela estatueta, com de 1M89, criada pelo empresário e artista plástico, Nilson dos Santos, sabe a emoção que isso significa. Veja agora os que levaram pra casa a dezoito disputadíssimas estatuetas do Leitor Prateado, neste ano.

* Administração: DANIEL PEIXOTO; * Agronegócio: GABRIEL JOSÉ BARBOSA PALOTTI; * Arte & Cultura: RONY MORAIS; * Assistência Social: MARIA ASSUNÇÃO DO PATROCÍNIO/Dona Fia; * Comércio: BRUNA MAIA; * Comunicação: MYRTES PEREIRA; * Construção Civil: VÍTOR CECÍLIO DE OLIVEIRA ALMEIDA; * Direito: SAULO MÁRCIO MOREIRA GONTIJO; * Educação: MARLUCE DE SOUZA PINTO COELHO; * Esporte: GALBA ALBERTO COUTO; * Finança: LÍVIA GUIMARÃES; * Funcionário Padrão: JAQUELINE VIEIRA; * Indústria: JOÃO RODRIGUES PEREIRA; * Meio Ambiente: JOSÉ HERMANO DE OLIVEIRA FRANCO; * Política: EDUARDO BARBOSA; * Prestação de Serviços: ÉDERSON DE CAMPOS LACERDA/Edinho; * Promoção: WILSON CALDAS/Sopinha; * e Saúde: RAFAEL GRASSI FRANCO MELGAÇO. 

SEM ELES, NADA TERIA ACONTECIDO

A realização desse grandioso evento GP, pela 31ª vez, só foi possível, graças ao patrocínio e apoio dessas empresas e profissionais solidários: * Águas de Pará de Minas, * Ascipam, * Carpintaria Ideal, * Clínica São Lucas, * Horácio Dantas, * Iêda Buffet, * Joagro Embalagens, * Massima Contabilidade, * Nanci Teixeira, * Núcleo Odontologia e Saúde, * Plena Alimentos, * Pró-móveis, * RF Imobiliária, * vereador Rodrigo Varela, * Siderúrgica Alterosa, * Sindicato Rural, * Supermercado ABC e * Varejão Sacola Cheia.

O evento contou ainda com o apoio de: * AC Décor, * Adriana Bombons, * Ana Amaral, * Atelier Renata Clara – califrafias, mimos e makes, * Coral Lisboa, * Fernando Stringhetta, * Igreja do Evangelho Quadrangular, * Jotalux, * Lucas Fernandes, * Márcia Gás, * Orquestra de Violões Anita Salles, * Programa Mistura Fina, * Rádio Raízes FM, * Rádio Stilo FM, * Rômulo Leite Vídeo, * e TVI.

Isso sem falar nos anunciantes do jornal, da revista, e à Comissão Julgadora (os nomes dos vinte e sete jurados foram divulgados na última página da revista do evento), homenageados e reveladores de resultados e a todos que, de alguma forma, colaboraram para que a GAZETA transformasse mais um sonho em realidade. 

A NOVA REGRA DO GARRA

A partir de agora, não poderão mais ganhar a estatueta do Leitor Prateado, o profissional que já tiver faturado oito estatuetas - e não mais dez, como era antes. Dessa forma, após a realização dessa edição do Garra Profissional, fazem parte da honrosa Galeria dos Hors Concours os profissionais aqui citados, em ordem alfabética: * Eduardo Barbosa * José Hermano de Oliveira Franco * Maria Assunção do Patrocínio/dona Fia * Myrtes Pereira * Osmano França e * Osmar França.

Depois deles, são esses os profissionais que já levaram mais estatuetas do Leitor Prateado para casa: * Inácio Franco e * Rony Morais: empatados com sete estatuetas; * Agenor Resende * Ângelo Caffaro * José Misael de Almeida e * Jurandyr Faria Leitão: empatados com seis.

* Os votos da Comissão Julgadora do evento estão à disposição de quem tiver interesse de checar os resultados, durante os próximos doze meses.




O farmacêutico homeopata e fitoterapeuta Rafael Grassi Franco Melgaço é casado com Mariana Cristina Barbosa Silva. Em 2017, conseguiu, terminar a construção do Laboratório Homeopático. Concluiu o curso de extensão de Farmácia Clínica, trazendo mais segurança e conhecimentos para os seus clientes. Concluiu também o curso extensivo do Farmacêutico Magistral - Prescrição Farmacêutica dos Principais Suplementos Alimentares – da Atividade Física à Prática Clínica. Fora isso, implementou o primeiro Consultório Farmacêutico, dentro da Farmácia de Manipulação, onde as consultas não são cobradas, abrangendo grande parte da população, que não consegue ter o devido e necessário acompanhamento. Por essas e outras, RAFAEL GRASSI é, GARRA PROFISSIONAL NA SAÚDE, em Pará de Minas!
O publicitário, produtor cultural e proprietário do DiPanas Bistrô Wilson Martins Caldas é casado com Grasiele Silva. Em 2017, Wilson, juntamente com sua equipe de parceiros e colaboradores, realizou com sucesso a segunda edição do Saint Patrick`s Days. A sexta edição do Festival Internacional DiPanas Blues, onde foram realizadas diversas oficinas e workshops musicais gratuitos, além de shows nacionais e internacionais. Realizou ainda a primeira edição da Fiesta de Los Muertos, baseada nas tradicionais festas mexicanas, de mesmo nome. Fora isso, facilitou o intercâmbio de vários músicos internacionais e nacionais, favorecendo Pará de Minas com um novo slogan: Capital Mineira do Blues. Por essas e outras, WILSON CALDAS é GARRA PROFISSIONAL NA PROMOÇÃO, em Pará de Minas!
O confeiteiro Éderson de Campos Lacerda, filho de Maria Raimunda de Campos e Sílvio Alves de Lacerda, é solteiro. Em 2017, Edinho, como ele é mais conhecido, realizou inúmeras encomendas de bolos e doces. Administrou cursos em Pará de Minas e em outras cidades do Estado e formou-se em gastronomia, por meio da Unicesumar. Porém, em agosto, ele perdeu totalmente a visão direita e setenta e cinco por cento da esquerda, por meio de uma doença grave. Tem recebido o Auxílio Doença do governo, mas, como ela não é suficiente, com o auxílio de uma bengala e ajudantes, ele continua trabalhando, até como uma forma de superar esse limite que a vida lhe impôs. Por essas e outras, ÉDERSON LACERDA é GARRA PROFISSIONAL NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, em Pará de Minas!
O médico e deputado federal Eduardo Luiz Barros Barbosa, é viúvo de Darci Fioravante, com quem teve quatro filhos: Mariana, Daniel, Caio e Athos. Em 2017, canalizou recursos para Pará de Minas, no valor de um milhão e quatrocentos e trinta e quatro mil para a área da saúde, englobando o Hospital Nossa Senhora da Conceição e a Upa 24 horas. Mais noventa e sete mil e quinhentos reais para a compra de equipamentos para as Academias ao Ar Livre, no Parque do Bariri em diversas ruas e praças do Centro, bairros São Francisco, JK e Novo Horizonte. Fora isso, trouxe ainda para a cidade mais de dois milhões e quinhentos mil reais para a realização de duas grandes obras na cidade, que, lamentavelmente, não houve execução, por parte da administração municipal. Por essas e outras, EDUARDO BARBOSA é GARRA PROFISSIONAL NA POLÍTICA, em Pará de Minas!
O biólogo José Hermano Oliveira Franco é casado com Lirane Rosa, com quem tem um filho, Salomão. Em 2017, José Hermano ampliou o projeto Águas Eternas local, bem como em Onça do Pitangui/MG e Pequi/MG. Atendeu vinte e cinco propriedades, no assoreamento de trinta e duas lagoas. Iniciou o programa de Cercamento das Mananciais locais, em parceria com a Águas de Pará de Minas. Participou do projeto de Revitalização do Córrego do Geraldo, com o plantio de duzentos e cinquenta mudas de árvores nativas. Criou e construiu pista de caminhada, no Parque Linear do Córrego Água Limpa. Fora isso, em nível estadual, foi eleito para um conselho e indicado para uma câmara técnica. Por essas e outras, JOSÉ HERMANO FRANCO, é GARRA PROFISSIONAL NO MEIO AMBIENTE, em Pará de Minas!
O industrial João Rodrigues Pereira, casado com Elisângela Bueno Araújo Pereira, com quem tem dois filhos: Lara Luíza e Miguel Rodrigues, é sócio- proprietário da Joagro Máquinas e Equipamentos e sócio da Joagro Embalagens. Em 2017, João amadureceu ideias, conseguindo investir em seus funcionários e fornecedores, bem como na área física da empresa. Realizou diversas visitas feitas às feiras, destacando a que o seu gerente administrativo, Rodrigo Pereira, fez à maior Feira de Segmento de Plásticos, na China. Investiu também em uma nova injetora, para fabricação de caixas plásticas. Fora isso, conseguiu vencer a crise econômica, no setor de máquinas e equipamentos. Por essas e outras, JOÃO RODRIGUES é GARRA PROFISSIONAL NA INDÚSTRIA, em Pará de Minas!
A balconista Jaqueline Vieira de Oliveira é casada com Gleison Luciano, com quem tem dois filhos: Pedro e Anthony Gabriel. Em 2017, Jaqueline atendeu, com muita simpatia a todos os clientes da Colorê, onde ela trabalha há sete anos. Sempre de bem com a vida, ela exerce, de maneira exemplar e concentrada, o seu trabalho, sabendo, como ninguém, decodificar as necessidades dos clientes da empresa. No atendimento direto ao cliente ou no caixa da Colorê, ela sempre marca presença, com sua habilidade ímpar, paciência e profissionalismo. Fora isso, agrada a todos os clientes e colhe resultados positivos, que a fazem crescer profissionalmente. Por essas e outras, JAQUELINE VIEIRA é GARRA PROFISSIONAL NO FUNCIONÁRIO PADRÃO, em Pará de Minas!
A empresária e gerente de instituição financeira Lívia Vieira Guimarães Almeida é casada com Alison de Freitas Almeida. Em 2017, Lívia aceitou o convite para gerenciar uma nova cooperativa de crédito - o Sicoob Crediverde - em meio a tantas outras instituições financeiras já solidificadas na cidade, além de ser uma cooperativa nascida fora daqui, em Divinópolis. Portanto, pouco conhecida dos pará-minenses. O grande desafio era trazer resultado positivo e satisfatório em até vinte e quatro meses, que ela atingiu em dez meses de trabalho e muita dedicação. Fora isso, com apenas um ano e meio de atividades, ela já conseguiu colocar a agência local em quarto lugar, entre as dez, até agora existentes no Estado. Por essas e outras, LÍVIA GUIMARÃES é Garra Profissional, na FINANÇA, em Pará de Minas! * De acordo com a nova regra do evento, Osmano França, do Sicoob Ascicred, também já faz parte da honrosa galeria dos profissionais Hors Concours.
O técnico em segurança do trabalho e presidente da Corpam - Corredores de Rua de Pará de Minas, Galba Alberto Couto, é casado com Maria Angélica Martins da Silva Couto, com quem teve quatro filhas: Ana Paula, Renata, Juliana e Kátia. Em 2017, Galba participou com sua equipe de quarenta competições, sendo vinte e sete em Minas e quatro em outros Estados, totalizando quinhentos e setenta e oito atletas e duzentos e noventa pódios. Nas corridas realizadas em Pará de Minas, mobilizou mil quatrocentos e quatro atletas. Nos seis treinos da Lua Cheia, foram mil, quatrocentos e vinte e cinco atletas. Fora isso, realizou treinos por variadas causas sociais, quando envolveu mais de quatro mil atletas, na arrecadação de alimentos, brinquedos e material de higiene. Por essas e outras, GALBA COUTO é GARRA PROFISSIONAL NO ESPORTE, em Pará de Minas!
A secretária de educação Marluce de Souza Pinto Coelho é casada com Daniel Martins Pinto Coelho, com quem teve três filhos, Luís Falconeri, Daniel Augusto e Eduardo Lucas. Em 2017, Marluce deu início a um brilhante trabalho, quando diminuiu, sobremaneira, as demandas de vagas nas creches da cidade. Focou também nas ampliações e reformas de telhados de várias escolas e CMEIs. Motivou a parceria com a Fundação Pitágoras, para a capacitação dos profissionais envolvidos na gestão das escolas. Fora isso, abriu diálogos com diversos setores, com as outras secretarias municipais, Superintendência Regional de Ensino, promotoria pública e câmara municipal. Por essas e outras, MARLUCE DE SOUZA é GARRA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO, em Pará de Minas!
O advogado Saulo Márcio Moreira Gontijo é casado com Tatiane Aparecida de Faria. Em 2017, Saulo concluiu todos os créditos do doutorado que ele fez na Universidade Del Museo Social Argentino, em Buenos Aires. Em Pará de Minas, exerceu a contento todas as obrigações que cabem a ele, como presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico, situada na sede da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil de Pará de Minas. Atuou também como membro do Conselho Municipal de Políticas Urbanas. Fora isso, é um atuante advogado e consultor, que tem sob a sua responsabilidade jurídica, mais de trinta empresas, não só em Pará de Minas, mas também na região. Por essas e outras, SAULO GONTIJO, é GARRA PROFISSIONAL NO DIREITO, em Pará de Minas!
O empresário Vítor Cecílio de Oliveira Almeida é casado com Amanda Rocha, com quem tem dois filhos, Leo e Enzo. Em 2017, a sua empresa, Cecílio Rocha Construtora, ergueu um edifício residencial no bairro São José, com nove apartamentos; lançou o loteamento Jardim Aeroporto, com vinte e cinco lotes; construiu o Condomínio Mirage Residence, com sessenta e oito apartamentos. Assinou contrato para construir um novo supermercado e uma praça de alimentação classe A. Deu continuidade às obras dos edifícios Geraldo Fonseca, com doze apartamentos; Montreal, com vinte; José Alves, com quinze; Veneza, com dezoito apartamentos e oito lojas; e o Manhatan Office, com cento e sessenta e três salas e nove lojas. Por essas e outras, VÍTOR CECÍLIO é GARRA PROFISSIONAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL, em Pará de Minas!
A jornalista Myrtes Pereira Miranda Duarte é casada com Walter Gottschalg Duarte, com quem teve duas filhas: Tamires e Jéssica. Em 2017, Myrtes continuou trabalhando na produção e apresentação Jornal da Manhã, apresentado simultaneamente, pelas rádios Stilo FM e Santa Cruz, que agora também está operando na frequência FM. A expansão das ferramentas digitais fez com que ela desse nova amplitude ao seu jornalismo, com notícias mais curtas e atraentes. Nesses tempos de economia turva, o reposicionamento do departamento comercial da emissora também exigiu contribuição permanente de sua parte. Fora isso, continuou trabalhando na MM Comunicação, da qual ela é sócia-proprietária, e atuou como mestra de cerimônia em Pará de Minas e em outras cidades. Por essas e outras, MYRTES PEREIRA é GARRA PROFISSIONAL NA COMUNICAÇÃO, em Pará de Minas!
A empresária Bruna Tamires Maia Alves, filha de Doralice Augusta Maia, é solteira. Começou sua vida como funcionária no comércio local. Depois, foi vocalista do cantor Marcelinho de Lima e de sua própria banda. Mais pra frente, fundou a empresa de lingerie B Maia, no bairro Grão Pará. Em pouco tempo, abriu duas lojas, no Centro de Pará de Minas, filiais em Divinópolis e Itaúna, e franquias em Nova Serrana e no Pátio Savassi, em Belo Horizonte. Ou seja, 2017 foi a realização profissional de Bruna, já que ela viu o seu trabalho virar uma marca conhecida que se expandiu pela região, numa verdadeira jornada de sucesso. Agora, a sua empresa já não é mais só ela e uma costureira, mas uma equipe com mais de quinze pessoas. Por essas e outras, BRUNA MAIA é GARRA PROFISSIONAL NO COMÉRCIO, em Pará de Minas!
A aposentada Maria Assunção Patrocínio é viúva de José Patrocínio, com quem teve quatro filhos, Ângela, Valdir, Wanderley e Jéferson. Em 2017, dona Fia, como ela é mais conhecida, por meio do Abev – Associação Comunitária Bela Vista, renovou convênio com a prefeitura, através das secretarias de educação e assistência social e deu continuidade aos projetos Pequeno Cidadão e Promaf, atendendo cento e trinta crianças. Através do projeto Bem Querer Fechando Com Encanto, foram realizadas atividades, como o Forró da Terceira Idade, Mocinhas da Cidade, ginásticas e danças. Fora isso, em parceria com voluntários, realizou cursos, como O Grupo de Alta Ajuda e Doze Semanas Para se Mudar uma Vida. Por essas e outras, dona Fia, como ela é mais conhecida, é GARRA PROFISSIONAL NA ASSISTÊNCIA SOCIAL, em Pará de Minas!
O ator, produtor, escritor e diretor Ronivaldo Morais, filho de Valdete Morais e Agenor Lino dos Santos, é solteiro. Em 2017, Rony, como ele é mais conhecido, foi produtor do Intercâmbio Estudantil Potência, com atores de Minas Gerais e do ABCD de São Paulo. Apresentou espetáculos em universidades, escolas, teatros e praças, em Pará de Minas e Florestal/MG. Ministrou atividades de teatro, para atores que iam fazer teste de aptidão na Universidade Federal de Minas Gerais e agências de modelos. Dirigiu espetáculos variados, além de fazer turnê, com alguns deles, pelo sul de Minas. Na RM Artes Cênicas, empresa de sua propriedade, escreveu, dirigiu e apresentou espetáculos empresariais variados em Belo Horizonte e cidades da região. Por essas e outras, RONY MORAIS é GARRA PROFISSIONAL NA ARTE E CULTURA, em Pará de Minas!
O administrador de empresas e produtor rural Gabriel José Barbosa Palotti é casado com Júlia Lage Ribeiro, com quem tem duas filhas, Helena e Joana. Em 2017, como sócio-administrador da Adeel Alimentos, que gera duzentos empregos diretos, desossando, em média, quinhentos suínos por dia, Gabriel diversificou e criou várias linhas de produtos, inclusive temperados e defumados. Aumentou o raio de distribuição de seus produtos nos quatro Estados em que vem atuando, além de Minas Gerais. Ou seja, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Fora isso, ele também é presidente da Cooperoeste - Cooperativa dos Suinocultores do Centro Oeste Mineiro. Por essas e outras, GABRIEL PALOTTI é GARRA PROFISSIONAL NO AGRONEGÓCIO, em Pará de Minas!
O administrador de empresas Daniel Chaves Peixoto é casado com Thaís Mara dos Santos. Em 2017, como diretor do Supermercado Panelão, Daniel conseguiu finalizar um importante trabalho sobre a profissionalização da gestão da empresa, iniciado em 2016. Assim, foi, finalmente, estruturado nessa empresa um processo de gestão e sucessão profissional, que tem possibilitado o Panelão crescer, ainda mais, para se perpetuar no mercado local, apesar da grave crise econômica que abalou o país. Fora isso, enfrentou de frente a entrada de novos concorrentes na cidade, mostrando a sua força e apresentando crescimento de dois dígitos. Por essas e outras, DANIEL CHAVES PEIXOTO é GARRA PROFISSIONAL NA ADMINISTRAÇÃO, em Pará de Minas!

Mais da Gazeta

Colunistas