Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Eventos GP
Eventos GP

JORNAL DEBATE SOBRE AS ELEIÇÕES - 04/10/2018

Esta GAZETA realizou no último dia 27, quinta-feira, o 227° Grande Papo, desta vez na Escola Estadual Avanny Villena Diniz, que tem funcionado nas dependência do Caic, com o tema proposto pela escola: As Eleições. Os debatedores convidados pela produção desse que é o mais tradicional evento cultural de Pará de Minas, foram o assessor parlamentar Daniel Barbosa e o Procurador Geral do Município, Júlio César Oliveira, ambos advogados e com ótimas oratórias. A animação musical ficou por conta do estreante cantor Luís Herrera (pronuncia-se Hêrrêra). Durante o debate, a atenta plateia enviou perguntas inteligentes aos debatedores, mas, como sempre, nem todas puderam ser lidas, porque este evento dura apenas sessenta minutos. Após, Bié Barbosa realizado o sempre esperado Ganha Prêmio, desta vez com brindes da COGRAN, PLENA ALIMENTOS, escritor JOSÉ PEREIRA DA COSTA e da própria GAZETA. A reportagem GP conversou com os debatedores e o cantor, antes do lanche ser servido pela direção da escola.

ELEITORES MAIS POLITIZADOS - Veja, primeiramente, o que disse o advogado Daniel Barbosa.

“As eleições esse ano estão muito mais difíceis, pelo processo de revolta e desinteresse da população com a política. Mas, ao mesmo tempo, pela primeira vez, estamos tendo uma eleição em que as pessoas querem debater. Nunca se discutiu tanto, seja em uma roda de conversa de fim de semana, em um bate-papo entre amigos ou até no whatsApp. Estamos todos discutindo e brigando sobre a definição ideológica do candidato A ou B. Temos bons candidatos, mas não temos uma análise do que eles estão propondo para o Brasil. É isso que está faltando para o eleitor se apoderar, ver e se identificar com aquilo que ele acha que deve ser bom para o Brasil. A pessoa tem que começar a pesquisar o candidato, não pela mídia ou rede social, mas pela fonte, pelo site oficial do candidato, buscando aquilo que ele acha que é a sua identidade. As fake news atrapalham muito, mas o eleitor já está vendo que as notícias, vindo da internet sem uma apuração ou com manchetes muito extravagantes, não são confiáveis. Enfim, vale a pena a se informar, através de imprensa de boa qualidade,” ensina Daniel.

ELEITORES DESINTERESSADOS – Agora, veja o que disse o também advogado Júlio César Oliveira.

“O processo eleitoral está muito complexo, conturbado e acirrado, muito em função da desesperança e da falta de tempo e espaço e, talvez, até da maneira que os candidatos têm se apresentado. Isso, porque o conceito de política está poluído, associado às más coisas que aconteceram. Ou seja os candidatos querem esclarecer para o eleitor sobre quem eles são e quais são os seus propósitos, mas o eleitor não está interessado. Porém, tenho esperança que a temperança irá preponderar e teremos um bom resultado, com o país voltando aos trilhos. Acredito que temos bons candidatos em todos os pleitos e o importante é procurarmos conhecê-los e ver quem nos representa melhor,” também ensina Júlio.

QUERO SER ARTISTA - Por fim, a reportagem GP conversou com o cantor Luís Herrera. Confira.

“Eu canto, desde criança, sempre gostei muito da música e fui desenvolvendo com o meu crescimento. Daí, fui sentindo mais interesse, querendo virar artista, mas, até hoje, eu nunca havia tido coragem de encarar o público, por vergonha e receio, até a GAZETA me convidar. Ou seja, não pensava grande, mas agora comecei e não quero mais parar. Sou um pouco tímido, na hora de cantar na frente do pessoal. Fiquei tremendo aqui, hoje, mas decidi que agora é a hora e não vou mais correr disso, porque é algo que quero para a minha vida. No mês passado, participei no Grande Papo sobre Redes Sociais, na escola Manoel Batista, como plateia, e hoje estou me apresentando, pela primeira vez, para o público e isso é muito gratificante. Estou muito feliz,” comemora Herrera. 




Mais da Gazeta

Colunistas