Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

Cadeira de roda motorizada para todos - 16/11/2018

O deputado federal Eduardo Barbosa apresentou uma indicação (*), sugerindo ao Ministério da Saúde que incorpore a cadeira de rodas motorizada, com adaptação de condução, para acompanhante, na tabela de órteses, próteses e materiais especiais não relacionados ao ato cirúrgico do Sus - Sistema Único de Saúde. Isso, porque aquelas pessoas com deficiência, incapazes de conduzirem a cadeira de roda motorizada por si própria, não têm direito a recebê-la. Porém, de acordo com o deputado local, grande parte dos cuidadores, por causa da idade avançada, são igualmente incapacitados de conduzir a cadeira manual. Veja o que Eduardo Barbosa disse à reportagem GP.

“Normalmente, os cuidadores de familiares com deficiência não são jovens. Existe uma pesquisa que mostra que 81,9% dos cuidadores são mulheres, com idade média de cinquenta anos, sendo que alguns ultrapassam os setenta anos", argumenta o deputado patafufo.

(*) Indicação é uma proposição que um deputado sugere a outro Poder (Executivo ou Judiciário) para a adoção de alguma providência. Ele difere do projeto de lei, porque só pode propor a adoção de um procedimento. 

Mais da Gazeta

Colunistas