Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias
Notícias

Boas novas que vêm da câmara - 20/12/2018

No dia 14 de dezembro, sexta-feira, foi realizada no plenário da câmara municipal uma reunião extraordinária, para a votação de oito projetos de lei e um projeto de resolução. A reportagem GP conversou com o vereador Marcos Aurélio dos Santos sobre o tema. Veja o que ele disse, em resumo.

“Tivemos quatro projetos que se referem a orçamento, três referentes ao Plano Diretor e um que se refere à utilidade pública, além do que reduz a verba indenizatória em cinquenta por cento do valor atual e restringindo a utilização de alguns itens. Foi uma reunião tranquila, com algumas emendas, algumas observações e vale ressaltar os seguintes orçamentos da aplicação de * três milhões e duzentos e quarenta mil para o Olho Vivo; * três milhões e quatrocentos e trinta mil para a revitalização da avenida Presidente Vargas; * tivemos também uma emenda do deputado federal Jair Martins de novecentos mil reais, para o Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz; * quinhentos e cinquenta mil para o galpão do produtor; * cento e cinquenta mil para a Ascipam, previsto, tanto na subvenção, quanto no orçamento; e * um milhão e quinhentos mil para a construção da sede própria do instituto Paraprev,” comemora Marco Aurélio.

E O TREVO? - “A emenda que mais gerou discussão foi a de que o prefeito tinha uma previsão para o plano plurianual de treze milhões e seiscentos mil, para a construção de um trevo, na BR-262. É muito recurso para uma obra que entendemos ser de responsabilidade do governo federal e não do município. Então, retiramos os valores da construção do trevo, para que a sociedade e a comunidade possam participar dessa discussão e decidirem se é uma necessidade mesmo e se o município deve ou não investir.”

E A VERBA DA MATINHA? - “Essa verba foi derrubada, porque, se cada vereador direcionar um determinado recurso para uma determinada região da cidade, você engessa o orçamento. O vereador não tem essa autonomia de descentralizar no plenário e dizer que quer construir uma creche em determinado bairro. Iisso é uma discussão muito ampla e aprova no global. Entendemos que deve ser asfaltada a Matinha e o prefeito está autorizado a fazer isso, pois ele tem recurso. Não é porque a emenda caiu aqui que ele não está autorizado. Ou seja, só falta a vontade do prefeito de asfaltar o bairro.”

CASAS PRÓXIMAS AO CADEIÃO - A reportagem GP conversou também com o presidente da câmara, Marcus Vinícius Rios de Faria. Acompanhe.

“Este Plano Diretor foi muito cobrado pela câmara e, enfim, foi aprovado. Perto da penitenciária nós não deixamos a prefeitura construir casas, porque, se a população não pode, a prefeitura também não pode. Hoje, temos vários terrenos particulares que a prefeitura poderia fazer uma permuta ali e utilizar para construir um projeto Minha Casa Minha Vida. Porém, daqui a uns quatro, cinco anos, teríamos um Ribeirão das Neves em Pará de Minas. A câmara barrou, então, pensando no futuro e também no meio ambiente, uma vez que o córrego Água Limpa tem suas nascentes ali e estamos tranquilos por ter barrado!”, comemora Marcão.

CORTE NA VERBA INDENIZATÓRIA - “Tivemos também um bom projeto aceito, que foi o de reduzir em cinquenta por cento a verba indenizatória, que já era um pedido da população e do Ministério Público. Então, será um gasto a menos que a câmara terá no ano que vem. Retiramos duzentos e dez mil dessa verba indenizatória, que agora será usada para melhorias no município.”

Mais da Gazeta

Colunistas