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Caminhoneiro pará-minense é destaque na América Latina - 23/07/2010

No próximo dia 25, é comemorado o padroeiro dos motoristas, São Cristóvão, quando, todo ano, era eleito o Motorista Padrão. Porém, a reportagem GP tomou conhecimento de que essa festa não faz mais tal eleição. Ainda assim, o jornal contará hoje a história de um caminhoneiro pará-minense que, se ainda houvesse a escolha, seria um ótimo candidato ao título de Motorista Padrão 2010. Veja porque. QUEM É ELE? - José Newton França, 54, casado com Expedita Geralda da Silva, trabalha como motorista de caminhão há 35, dirigindo pelas estradas de todo o país, sendo que 17 deles foram dedicados a uma única empresa. Há algum tempo, José Newton foi destaque na revista nacional da Mercedez Benz, Eu Faço Parte. Isso, porque ele dirige um caminhão da Mercedes LS 1938 que completou um milhão de quilômetros rodados sem nunca ter recebido qualquer tipo de intervenção. Entre uma viagem e outra, ele conversou com a reportagem GP, com total exclusividade. Confira. O INÍCIO - “Eu trabalha com um trator em uma fazenda na região de Gomes. Com o passar do tempo, quis trabalhar com caminhão. Daí, comecei a trabalhar aqui. Um caso curioso é que quem me ensinou a dirigir caminhão foi um amigo. Ele não tinha carteira de motorista, mas eu tinha. De lá pra cá, trabalhei somente em duas empresas antes da Fundição Batista, onde fiquei 17 anos, o Posto Avenida e Parapuan”. O DESTAQUE - “Quando o caminhão completou um milhão de quilômetros e a Mercedez ficou sabendo, eles não acreditaram. Tiveram de vir aqui para comprovar. É um fato raro que nunca aconteceu, pelo menos que eu tenha visto. Essa matéria foi destaque no Brasil inteiro e até mesmo fora daqui,. Hoje sou conhecidos em todas as concessionárias da América Latina. Hoje, já devo ter rodado cerca de 3 milhões de quilômetros por todo o país. Foram tantas as cidades que já passei que já perdi a conta”. O TRABALHO - É algo que tem de gostar de fazer mesmo. Tem que ter muita responsabilidade e força de vontade, senão a gente não consegue. Porém, acho que isso é essencial em qualquer profissão. Como sou casado, posso falar que a saudade é muita. Saio daqui já com vontade para casa”. O SEGREDO - “O que muitos admiram também é que nunca estive envolvido em nenhum acidente. Para mim, isso é resultado de cuidado e responsabilidade. Este é o segredo do negócio. Se tiver isso não acontece nada. Esta é uma mensagem que posso deixar a todos os caminhoneiros, companheiros de profissão. Pretendo continuar dirigindo por mais uns dois anos, depois, quero ter o meu merecido descanso. Mas quando isto acontecer, vou me lembrar de uma bonita historia de minha profissão. Mas enquanto isso não acontece, vou me dedicando ao máximo ao meu trabalho como sempre fiz”.

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