Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

UNIDADE SENTINELA, PARA SINTOMAS GRIPAIS - 19/03/2020

O COVID-19 (coronavírus) tem sintomas semelhantes a outras síndromes, como resfriado e gripe. Por causa dessa condição, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à nova praga, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra essa pandemia que assola o mundo. Pensando nisso, novas decisões e medidas foram tomadas pela secretaria de saúde local com relação ao enfrentamento do coronavírus na cidade. Para informar bem, a reportagem GP conversou com o diretor clínico da Upa 24H, médico Elísio Roberto de Oliveira. Veja.

“Vivemos um momento de gripe (inverno), além de outras doenças que existem na nossa comunidade. O coronavírus é uma gripe como todos outros resfriados. Os sintomas, porém, diferem dos demais, pela falta de ar, que deve ser olhada e avaliada por um profissional médico, no 1° momento de urgência e emergência. Já os demais sintomas gripais e resfriados simples, como coriza e tosse sem falta de ar devem ser orientados pelo médico presente no PSF – Programa Saúde da Família. Isso para evitar o congestionamento do sistema, uma vez que, antes do vírus estar presente nesta cidade, já está havendo esse congestionamento, tanto na Upa – Unidade de Pronto Atendimento, quanto no hospital e isso prejudica o atendimento dos reais necessitados que venhamos a ter,” explica o médico Elísio.

MAS PODE VIR A TER... - “Não temos vírus circulante na cidade. As mídias locais estão sendo antecipadas, pois não temos transmissão comunitária. Todos esses pacientes suspeitos estão sendo direcionados, para evitar, ao máximo, o contato e a gente tentar agir sobre o problema. Não vamos sanar 100%, mas vamos atenuar, de modo que o número de infectados seja o menor possível, a cada dia.”

UNIDADE SENTINELA – Para saber mais um pouco sobre o assustador tema, a reportagem GP conversou ainda com o secretário de saúde, Wagner Magesty. Acompanhe.

“O governo segue orientações de protocolo da Secretaria de Estado, além do Ministério da Saúde, obviamente, mas a prefeitura está indo além. Como estamos vivendo um surto local de dengue, muita gente já está absorvendo muito dos profissionais, superlotando as unidades. Diante disso, nós decidimos abrir uma Unidade Sentinela, para casos de sintomas gripais. Vamos disponibilizar um telefone 0800 para as pessoas ligarem para o Sad – Sistema de Atendimento Domiciliar e descrever o quadro clínico do paciente, para enviarmos um atendimento residencial. Além disso, aqueles que tiverem sintomas que apresente febre, nós vamos destilar uma Unidade Sentinela para que seja feito um pré-atendimento, quando o médico vai prescrever o tratamento adequado. Se for necessário a utilização de qualquer equipamento ou aparelho, dentro dos equipamentos públicos de atendimento, Upa ou hospital, ela será direcionado pelo profissional médico. Caso contrário, aqueles que apresentarem sintomas simples de gripe, não procurem as unidades, até porque não será feito nenhum tipo de teste. Só serão feitos para aqueles casos que forem dentro de um critério de protocolo definido delo Cievs – Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde,” afirma Wagner.

ONDE SERÁ E QUANDO COMEÇARÁ? - “Em um 1° momento, nós devemos isolar uma parte do antigo PA, trabalhar para ter uma sala de atendimento de emergência, que dê acesso à Upa, caso seja necessário Raio X, soro e qualquer tratamento com respirador. Vamos definir os critérios e fazer a contratação de médicos. Inclusive, médicos interessados que lerem esta matéria no jornal podem enviar os currículos para a Gestão Pública, para que a gente possa analisar, porque, realmente, vamos precisar. Como os enfermeiros e os técnicos de enfermagem já foram convocados, a gente espera que, no início da próxima semana, a gente já tenha essa unidade pronta para receber esses pacientes.”

Mais da Gazeta

Colunistas