Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Coronavírus
Notícias Coronavírus

AS DOAÇÕES DE SANGUE VÃO CONTINUAR? - 24/03/2020

Nesse momento delicado as pessoas têm de ficar em suas casas para evitar a proliferação do coronavírus, o banco de sangue do HNSC – Hospital Nossa Senhora da Conceição está, consequentemente, passando por uma outra crise, além dessa: a doação de sangue totalmente congestionada. E, todo mundo sabe, sangue salva vidas. Diante disso, a reportagem GP conversou com a responsável pelo setor de captação de doadores de sangue do HNSC – Hospital Nossa Senhora da Conceição, Fabíola Nogueira. Veja o que ela disse.

“Se o doador não está com nenhum sintoma do CORONAVÍRUS, não teve contato com nenhuma pessoa suspeita, ela pode e deve continuar doando sangue, pois com a chegada do COVID-19, os estoques dos bancos dos hemocentros, não só no Hemominas, mas do Brasil todo, estão baixíssimos. Então, continuem em casa, não saiam da Quarentena, mas abram uma exceção para as doações de sangue. Nós não podemos parar, temos ainda vários pacientes precisando de sangue e a vida deles está nas veias dos doadores. Não parem de doar sangue,” implora Fabíola.

VEJA COMO FUNCIONA - “A medida que tomamos, por precaução, é que a gente não pode mais comparecer com o número de doadores, como era antes. Ou seja, 48 pessoas. Fizemos um acordo com a fundação de que eu levarei apenas 25 pessoas, mas continuaremos com o ônibus que o hospital sempre disponibiliza, só que maior, para possibilitar que os sentem-se separadas, mantendo a distância. Na Hemominas, eles tomaram a providência de que irão entrar apenas 10 pacientes de cada vez, para não haver aglomeração, preservando não só a saúde dos doadores, como a nossa também.”

Mais da Gazeta

Colunistas