Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Coronavírus
Notícias Coronavírus

COMO SE NÃO BASTASSE O CORONA, AINDA TEM A DENGUE: 1.693 CASOS - 27/03/2020

O crescimento de casos de dengue em Pará de Minas levou a prefeitura a decretar, no dia 24 de março, Situação de Emergência no município. Dessa forma, um dos artigos do decreto 11.051/2020 dispensa a prefeitura de realizar licitação para aquisição de bens e contratação de serviços necessários às atividades de resposta ao surto. Infelizmente, esta cidade, que já estava em Situação de Emergência, por causa do coronavírus, agora também o está, pelo aumento de casos de dengue. São 1.693 NOTIFICAÇÕES, com 422 CONFIRMAÇÕES. A reportagem GP conversou com o procurador geral do município, Hernando Fernandes. Veja.

“O decreto foi solicitado pela secretaria de saúde, com o objetivo de realizar ações de mobilização, em resposta ao surto. Além da situação que o Brasil enfrenta, quanto ao coronavírus e Pará de Minas não é diferente, enfrentamos também a dengue. Então, aproveite esse momento que todo mundo está em suas residências, para limparem os quintais e verificar cada canto, porque em um deles pode estar um foco do mosquito Aedes aegypti”, sugere o procurador.

MUDANÇA NO HORÁRIO

A secretaria de saúde local informou à reportagem GP que, diante das ações de enfrentamento ao coronavírus, suspendeu o atendimento das unidades sentinelas, montadas para atender casos suspeitos de dengue. Desde fevereiro, as UBSs dos bairros Walter Martins e Vila Ferreira e a policlínica Nossa Senhora da Piedade, funcionavam em horário estendido à noite e fins de semana. A partir do dia 24, porém, as unidades Walter Martins e Vila Ferreira pararam de funcionar em horário estendido. No caso da policlínica, a suspensão do atendimento especial ocorrerá no dia 29, domingo. A secretaria reforçou que o atendimento de casos suspeitos de dengue continuam sendo realizados no horário normal de funcionamento das UBSs, ou seja, das 7 às 16H. Portanto, as pessoas devem procurar a unidade a qual são referenciadas e que, geralmente, são as mais próximas de suas residências.

Mais da Gazeta

Colunistas