Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Coronavírus
Notícias Coronavírus

CONTINUAM AS VISITAS DOMICILIARES ANTI-DENGUE - 27/03/2020

Dentre as medidas definidas pelo Comitê Técnico da Secretaria de Saúde local está a continuidade do trabalho dos ACS - Agentes Comunitários de Saúde e dos ACE - Agentes de Combate a Endemias, por meio de visitas domiciliares. O seguimento das ações desses profissionais é fundamental nesse momento em que Pará de Minas vive os desafios impostos pela pandemia de coronavírus e pelo SURTO DE DENGUE. Para assegurar práticas seguras de atuação a essas duas categorias de agentes, a secretaria de saúde promoveu capacitações para todos eles, orientando-os para o trabalho em campo. Diante disso, a reportagem GP conversou com a responsável pelo setor de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Campolina. Veja.

“O papel dos agentes, agora, é monitorar as pessoas que estão em isolamento social. Nossos agentes não entram nas casas dos pacientes. Eles chamam os moradores nas portas das residências e realizam os seus trabalhos. Eles vão nos ajudar a fazer um monitoramento da situação de saúde de idosos, hipertensos e diabéticos, entre outros em situação de risco”, explica Ana Carolina.

COMBATE A ENDEMIAS

A reportagem GP conversou também com o gerente de combate a endemias, Adailton Moreira. Acompanhe.

“Nossos agentes continuam realizando visitas domiciliares, para combater a dengue. Mas para enfrentar este SURTO DE DENGUE. Precisamos do apoio da população, que deve receber os agentes de combate a endemias em suas residências. Esses agentes vão aos quintais, entrando, normalmente pela porta da cozinha. Eles fazem o trabalho e depois preenchem a Ficha de Visita Domicilar, existente em todas as residências. Eles estão orientados em relação às medidas de proteção, em relação à saúde de todos,” explica Adailton.

Mais da Gazeta

Colunistas