As ações culturais da cidade e a política de preservação do patrimônio cultural de Pará de Minas, adotada pela Secretaria Municipal de Cultura, ganharam destaque junto ao IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Pelo estudo, Pará de Minas recebeu a melhor pontuação do município, desde 1998, quando era de 4,7, passando agora para 13,75, quase o triplo. O aumento se deu pela preservação de bens tombados, educação patrimonial, conscientização e promoção de manifestações culturais, conservação de imóveis tombados como a Casa da Cultura, Escola de Artes, Museu Histórico e a Casa Maria Xavier Capanema, além dos investimentos da secretaria em projetos como Bem Querido, Bem Tombado, Café com Arte, Papo Musical e o Festival de Cenas Curtas.
De acordo com a arquiteta Patrícia Pereira, uma das responsáveis pelo trabalho em Pará de Minas, a pontuação é de extrema importância para a cidade.
“Esta pontuação foi adquirida, pois a cidade conseguiu comprovar para o Estado todas as atividades que vem fazendo durante a atual gestão. Com essa pontuação, a cidade passará a receber recursos que em parte vai para um fundo, o qual o Conselho Deliberativo do Patrimônio Municipal decidirá sobre a sua destinação, geralmente para os bens tombados. O repasse está estimado em R$ 137.500,00 que serão liberados em parcelas mensais, a partir de janeiro de 2011, a título de ICMS Cultural.
Esse trabalho tem que ser mantido e já estamos produzindo os relatórios deste ano para que no próximo ano a pontuação seja ainda maior”, explica Patrícia.
A secretária Maíza Lage também conversou com a reportagem GP sobre essa importante conquista.
“Essa pontuação mostra uma receptividade muito grande do trabalho da secretaria de cultura, através da visão do prefeito e do vice, quando frutos foram gerados. São ações com belos resultados e isso mostra a importância da preservação de nossa memória. Além disso, traz para a cidade um recurso, onde a metade, 50%, será aplicado nas ações culturais do município. E essas ações vão continuar, porque temos um planejamento grande para este ano, quando essa pontuação poderá pular para 22 pontos, trazendo uma ampliação muito grande para a receita de 2011”, ressalta Maíza.