A Câmara da Indústria Comunicação e do Audiovisual da Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais se reuniu no dia 20 de agosto, de forma on-line, e debateu sobre formas de atuação conjunta entre os diversos setores que compõem essa extensa cadeia produtiva, buscando soluções que minimizem os impactos da crise causada pela pandemia sobre as empresas e trabalhadores. Uma pesquisa realizada pelo Colegiado, que foi apresentada no encontro virtual, mostra os principais problemas enfrentados neste momento. A pesquisa realizada pela câmara, entre 9 e 20 de julho, mostra que 73% dos empreendedores do audiovisual enfrentam dificuldades para honrar compromissos básicos como aluguel, contas de energia e água, além de pagar em dia os trabalhadores do setor. Cerca de 60% deles tiveram projetos paralisados em função da pandemia. Os recursos parados somam R$ 36 milhões. Para o presidente da câmara, Rodrigo Fernandes, o momento pede diálogo aberto e franco com as diferentes instâncias governamentais, para sensibilizá-los da necessidade de direcionamento de recursos para as áreas mais afetadas.
“Há verba de projetos que podem voltar a ser desenvolvidos, bem como auxílios emergenciais, que podem auxiliar de forma substantiva centenas de empresas e milhares de trabalhadores. Vamos levar ao Estado e à União nossos pleitos nesse sentido, de forma organizada”, afirma Rodrigo.
Durante a reunião foi apresentado ainda a criação do Grupo de Trabalho da Comunicação, dentro da câmara, que reunirá empresas do setor de publicidade, propaganda, jornais, revistas e rádios. O GT será liderado pelo presidente do Sinapro - Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais, André Lacerda.