Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

TESTE DO PEZINHO É MUITO IMPORTANTE - 04/12/2020

O teste do pezinho é um exame realizado em laboratório a partir de amostras de sangue retiradas do calcanhar do recém-nascido. Um balanço do Ministério da Saúde mostra que aproximadamente 80% das crianças nascidas no Brasil realizam o teste do pezinho no Sus - Sistema Único de Saúde. Isso significa que, em torno de 2,4 milhões de crianças passam por uma triagem que detecta as principais doenças genéticas ou congênitas. A reportagem GP conversou com o pediatra do HNSC – Hospital Nossa Senhora da Conceição, Jairo Vasconcelos. Veja.

“O teste do pezinho investiga alterações que não são visíveis no nascimento, que são as alterações genéticas, e algumas delas até infecciosas. O intuito é pesquisar se a criança vai apresentar indícios de alguma doença, que pode não se manifestar imediatamente no nascimento, mas que pode apresentar algum sintoma posterior. As gotinhas de sangue são colhidas em papel filtro e, posteriormente, enviadas para análise. A coleta do sangue para a triagem neonatal deve ser realizada entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Nesse período, é importante que a mãe ou o responsável pela criança procure a UBS - Unidade Básica de Saúde para realizar o teste. Também pode ser realizado em hospitais ou maternidades particulares,” explica o pediatra.

DOENÇAS IDENTIFICADAS NO TESTE - * Fenilcetonúria, * Hipotireoidismo Congênito, * Doença falciforme e outras hemoglobinopatias, * Fibrose cística, * Hiperplasia adrenal congênita, * Deficiência de biotinidase, e * Toxoplasmose congênita.

Mais da Gazeta

Colunistas