A reportagem GP conversou, desta vez, com o estudante e desenhista Alex Junio Gomes Marcolino, 20, convidado para expor seus DESENHOS na 268ª MOSTRA GP, nos meses de março e abril, na sede da GAZETA que fica na rua Alferes Esteves, 54, Centro. Vendo seus desenhos, fica difícil acreditar que foram feitos por um adolescente. A reportagem GP conversou com ele. Veja.
“Comecei a desenhar no começo de 2015 e, depois do 1° desenho, nunca mais parei. Quando mais novo, sempre fui de desenhar, mas nunca algo recorrente. Com 15 anos, eu pensei em começar a desenhar com frequência, e me veio na cabeça quadricular alguma imagem e, assim, ela se tornaria mais fácil de se reproduzir no papel. Desde os 1°s desenhos, encarei o desafio; era uma meta ficar, cada vez melhor, e provar a mim mesmo que eu conseguia replicar algo a ponto de, algum dia, se parecer com uma foto. Um ano depois, procurei uma professora de desenho da cidade, para aprender a fazer desenho colorido. Ela me disse que eu não precisava de aula alguma e elogiou o que eu fazia. Mais tarde, troquei os materiais e consegui o desenho colorido. Mais pra frente, coloquei um desenho que fiz de God of War em um grupo do facebook e a publicação chegou ao diretor do jogo, Cory Barlog, no twitter. A Faber Castell já compartilhou um desenho meu e o meu último desenho de 2020 está indo para o Arizona/EUA. O 1° desenho que fiz foi o Nathan Drake, de um game chamado Uncharted. Foi ainda no meu caderno de arte da escola e, um ano depois, refiz a mesma imagem e a diferença é enorme, mesmo que o tempo entre elas seja pequeno. O mais complicado é achar tempo para desenhar continuamente e ter paciência. Desenho colorido é mais difícil que desenho a grafite, mas se esse for o objetivo, leva mais tempo. Se desenhar com frequência, os olhos se acostumam até com as cores dos lápis. Sempre acompanhei uma artista que se chama Heather Rooney e sempre busco me igualar ao nível dela. Na maioria das vezes, desenho rostos, principalmente, de super-heróis e personagens de games. Encontrar boas imagens ali é mais fácil. Sou conhecido como o Garoto Que Desenha e sempre sou elogiado, até por desconhecidos. É algo que chama bastante atenção, principalmente nas redes sociais. Meus desenhos são realistas e a maioria dos, que faço são coloridos. Curto mais esse estilo, creio que por ser mais difícil, mas as pessoas sempre pedem desenho feito a grafite. Desenho mais por hobby e como não divulgo muito os meus desenhos, tenho pouco encomenda, geralmente feita por pessoas conhecidas,” avalia Alex.
* Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Alex pode seguir no instagram @alexjunioxd ou entrar em contato pelo 9 9818-8561.
O desenhista Alex Gomes: “Um desenho meu já chegou no diretor do God of War, Cory Barlog. A Faber Castell já compartilhou um desenho meu e o meu último desenho de 2020 está indo para o Arizona/EUA”