“VERDADE QUE TEM MUITA GENTE NÃO COMPARECENDO À VACINAÇÃO?”
A reportagem GP foi questionada por leitores(as) daqui e de outras cidade se era verdade que muitas pessoas não estariam comparecendo aos pontos de vacinação aqui, em Pará de Minas. Para ter a resposta correta, a reportagem GP entrou em contato com a enfermeira e referência técnica da secretaria de saúde, Ana Clara Meytre. Informe-se.
“Nós temos um link, do qual as pessoas fazem o cadastro de vacinação e, em cima dele, nós fazemos a programação e o planejamento de vacinação do dia. Então, com base no número de pessoas cadastradas, nós definimos quais os bairros, quantas unidades serão abertas, o horário de funcionamento, se terá a necessidade de ampliar esse horário, dentre outras situações. Desde o dia 9 de julho, a gente tem notado que um número de pessoas muito aquém do esperado tem comparecido. Nesse dia, nós tínhamos uma espera de seiscentas a oitocentas pessoas para vacinar, na faixa etária da população em geral, mas só cento e trinta pessoas, aproximadamente, compareceram. No sábado, nós aguardávamos, aproximadamente duas mil e quinhentas, abrimos dez pontos de vacinação e vacinamos aproximadamente apenas mil e quinhentas pessoas, do público esperado,” revela Ana Clara.
ACONTECE TAMBÉM NA 2ª DOSE? - “Nós esperávamos, aproximadamente, mil e quinhentas pessoas, mas antes, já percebíamos a questão do não comparecimento do público da 2ª dose, tanto que tivemos que ficar abertos vários dias, para que essas pessoas aparecessem para tomar a vacina. Vale ressaltar que nas 2ª sfeiras o Ame - Ambulatório Médico de Especialidades é o único ponto de vacinação que funciona. Então, muitas pessoas deixam de ir no sábado para ir na 2ª e acaba enfrentando fila, sem necessidade. É importante reforçar que as pessoas procurem os pontos de vacinação, no dia que foi marcado.”
VAI ATRASAR A VACINAÇÃO? - “Não atrasa não, porque damos sequência e esperamos esse público novamente. O não comparecimento deles não faz a vacinação parar. Vamos recebendo novas doses e damos continuidade ao processo.”