RESISTINDO À PANDEMIA E FATURANDO MAIS
Apesar da crise econômica que assolou o setor turístico nacional no último ano, registrando queda de 36,7% segundo o IBGE, cinquenta empreendimentos dos municípios de Brumadinho/MG, Igarapé/MG, Juatuba/MG, Mário Campos/MG e São Joaquim de Bicas/MG driblaram as dificuldades e aumentaram em quase 5% seu faturamento médio e em 18% seus postos de trabalho. Os bons resultados têm uma explicação: esses empreendimentos participaram do projeto para o fortalecimento e competitividade do setor privado do turismo, desenvolvido pelo Circuito Turístico Veredas do Paraopeba em parceria com a Vale e executado pela Turismo 360. Durante quase um ano, três agências de turismo receptivo, quinze empresas de alimentos e bebidas, um guia de turismo, vinte e um meios de hospedagem e dez produtores associados ao turismo – selecionados por meio de edital público – receberam assistência técnica em diferentes áreas de gestão, além de consultoria em marketing e mídias sociais e apoio para o desenho de experiências turísticas inovadoras. A empresária Flávia Alvarenga do Carmo, sócia do Hotel Fazenda Vale Amanhecer, em Igarapé/MG, conta que se inscreveu no programa com o intuito de profissionalizar seu negócio. Ela lembra que a crise gerada pela pandemia expôs a fragilidade da sua empresa, até então gerida de forma amadora. A busca por ferramentas estratégicas de gestão também foi o que motivou Reinaldo Mendes, proprietário do restaurante Casa do Rei Bistrô, em São Joaquim de Bicas, a concorrer a uma das vagas oferecidas pelo projeto. O método de trabalho adotado pelo projeto incluiu o entendimento do contexto regional e da realidade individual dos empreendimentos, a construção de planos de intervenções, em conjunto com os empresários, além de assessorias customizadas e entregas concretas, como material promocional e banco de imagens. Com vistas a aumentar o ticket médio das empresas e o tempo de estadia dos visitantes nos municípios, os consultores do projeto desenharam, junto com os empresários, dez roteiros turísticos de experiência. Outro eixo importante trabalhado durante o projeto foi o de comunicação e mercado. Todos os empresários receberam materiais promocionais de seus negócios, além de consultorias para a melhora de seu posicionamento de marca e presença na Internet. Foram 4,1 mil horas de consultoria, dez roteiros criados, mil duzentos e cinquenta fotos profissionais tiradas e cento e noventa pessoas envolvidas nas capacitações coletivas, contribuindo assim para a melhoria dos serviços, o aprimoramento da gestão e o fortalecimento da imagem da região como destino turístico competitivo. Encerrado o programa, os empresários são unânimes em comemorar os resultados. Para Érica Maia, gestora do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, a melhora das relações entre os empreendimentos é também fruto do projeto.