Depois de alcançar resultados expressivos em seu primeiro ano, o Projeto para o Fortalecimento da Competitividade do Setor Privado do Turismo chega a sua segunda edição com vagas ampliadas e conteúdo reforçado. Até 2023, noventa empresários de Brumadinho, Mario Campos, Juatuba, Igarapé e São Joaquim de Bicas receberão apoio para melhorar o desempenho de seus negócios. As inscrições podem ser feitas até 16 de novembro pelo site www.circuitoveredasdoparaopeba.org.br. Desenvolvido pelo Circuito Turístico Veredas do Paraopeba em parceria com a Vale, a iniciativa busca capacitar empresários do trade turístico como via para o desenvolvimento econômico da região. No 1°ano do projeto, três agências de turismo receptivo, quinze empresas de alimentos e bebidas, um guia de turismo, vinte e um meios de hospedagem e dez produtores associados ao turismo – apoiados pelo projeto – receberam assistência técnica em diferentes áreas de gestão, além de consultoria em marketing e mídias sociais e apoio para o desenho de experiências turísticas inovadoras. Foram 4,1 mil horas de consultoria, dez roteiros criados, 1250 fotos profissionais tiradas e 190 pessoas envolvidas nas capacitações coletivas, contribuindo assim para a melhoria dos serviços, o aprimoramento da gestão e o fortalecimento da imagem da região como destino turístico competitivo. Glauco Silva é proprietário da Brumatur Viagens, agência e receptivo de turismo que atua em Brumadinho desde 2012. Em 2020, apoiado pelo projeto, ele conseguiu profissionalizar seu negócio. “Nos desenvolvemos muito. Posso dizer que hoje estamos mais bem preparados para receber os turistas que nos procuram”, analisa. Satisfeito com os resultados, o empresário já confirmou sua participação na segunda fase do projeto. Nos próximos dois anos, Glauco Silva terá apoio para atualizar seu plano de negócios e monitorar o desempenho de sua empresa. Além disso, terá acesso a um curso de fotografia para redes sociais e receberá consultoria em gestão especializada. Além de continuar o trabalho iniciado com 50 empresários em 2020, o projeto abriu quarenta vagas para novos participantes. O grupo terá acesso às principais frentes trabalhadas na primeira edição e também a diversas novidades. Uma delas é a ação de benchmarking, que proporcionará a participantes selecionados a imersão em um destino turístico de referência. A analista conta ainda que serão realizadas rodadas de negócios para fomentar a economia local. Outro objetivo do projeto é aumentar a visibilidade dos municípios em outros estados. Os roteiros de experiência, que fizeram sucesso na última edição, serão ampliados. Em 2020, foram dez roteiros; até 2023, estão previstos mais dezesseis. Ela ressalta que todo o percurso do projeto é orientado pela análise de indicadores de resultado e de desempenho.