De 23 a 28 de novembro comemorou-se a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Dentro da semana, no dia 25 de novembro, foi celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data é uma forma especial de agradecer aos doadores de sangue pela ação e busca também destacar a importância do ato. O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação. Nada substitui o sangue. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450 ML de sangue. É pouco para quem doa e muito para quem precisa!
SAIBA COMO DOAR - Para tirar dúvidas sobre a doação de sangue, os interessados podem ligar para o Banco de Sangue no 3233-5461, e falar com Fabíola Nogueira. Também podem obter informações por meio do perfil do Banco de Sangue no Facebook e Instagram @BancodeSangueHNSC ou @hnscpm. O site do HNSC também conta com o formulário Seja um Doador de Sangue, que aparece em todas as páginas de navegação. Os interessados em doar sangue devem preencher o formulário com nome, telefone e município. Em seguida, o Banco de Sangue do H N S C entrará em contato para agendar a doação.
A SEMANA DO DOADOR DE SANGUE - A Semana do Doador Voluntário de Sangue buscou destacar a importância do gesto, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Opas - Organização Pan-Americana de Saúde, mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.