Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

DEZEMBRO VERMELHO ALERTA SOBRE PREVENÇÃO DA AIDS - 07/12/2021

A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Unaids - Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, a cada quinze minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil. Por meio do Sus - Sistema Único de Saúde, o país é referência internacional no tratamento de HIV/Aids, disponibilizando tratamento (antirretroviral), bem como o acesso a testagem de sorologia e ao preservativo (camisinha). Com a evolução do tratamento, nem todo mundo que vive com HIV chega a desenvolver a Aids, por isso há diferença entre os termos. HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, uma vez que o vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. A transmissão do HIV se dá principalmente por via sexual - seja ela anal, vaginal ou oral. Outras formas de transmissão são por meio da transfusão de sangue contaminado e seus derivados; por meio do uso de drogas injetáveis e compartilhamento de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados, canudos e cachimbos; ou por meio da transmissão vertical de mãe para filho. Vale destacar que, mesmo assintomático, o portador do HIV pode continuar a transmitir o vírus. Já a Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é o estágio mais avançado da doença causada pelo vírus HIV. Mais vulnerável, o organismo fica mais sujeito a diversos agravos - as chamadas infecções oportunistas - que vão de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. Atualmente é possível conviver com o vírus HIV e viver com qualidade de vida. Basta seguir o tratamento indicado e as recomendações da equipe de saúde. Saber precocemente da infecção pelo HIV é fundamental para aumentar a qualidade e sobrevida da pessoa.


PREVENÇÃO - Prevenir-se do HIV/Aids é possível! Fique atento às recomendações: * Use preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais; * Não compartilhe agulhas, seringas, canudos ou cachimbos; * Fique atento ao uso de material esterilizado na aplicação de tatuagens e piercings; * Realize o pré-natal com exames, na gestação; * Verifique o uso de materiais não esterilizados em clínicas odontológicas, manicures e barbearias; * Evite o uso abusivo de álcool e outras drogas ilícitas. Elas podem alterar o nível de consciência do indivíduo e a capacidade de tomar decisões sobre a forma de se proteger. Por outro lado, o vírus do HIV não se transmite: * por meio do beijo, * abraço, * aperto de mão, nem por meio do * uso de copos e talheres compartilhados, * piscina ou * sauna.


DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO NO SUS - Em Minas Gerais, o diagnóstico pode ser realizado por meio da sorologia anti-HIV e testes rápidos, disponíveis em todas as unidades básicas de saúde ou nos serviços ambulatoriais conveniados ao Sus. Os testes rápidos também estão disponíveis nos Sae e CTA. Práticos e de fácil execução, fornecem o resultado em, no máximo, trinta minutos, a partir da coleta de uma gota de sangue ou fluido oral. O Estado de Minas Gerais, por meio do Ministério da Saúde, distribui os antirretrovirais, mensalmente, para as UDMs - Unidades Dispensadora de Medicamentos dos CTA/Sae, e esses são distribuídos aos pacientes soropositivos. Os antirretrovirais são medicamentos que combatem a multiplicação do vírus HIV e fortalecem o sistema imunológico. A adesão ao tratamento com os medicamentos reduz significativamente a mortalidade, o número de internações e infecções por doenças oportunistas, que aproveitam a fraqueza do sistema imunológico para atacar o organismo. Por isso, seu uso é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida de quem tem HIV/Aids.


Mais da Gazeta

Colunistas