Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

REVITALIZAÇÃO DO CRISTO REDENTOR - 17/03/2022

No dia 4, a secretaria de cultura promoveu a restauração da pintura do Cristo Redentor. A reportagem GP ouviu a secretária de cultura, Andréia Xavier Paulino. Veja.

“Está sendo uma grande honra e um orgulho para nós de estarmos restaurando a pintura desse importante patrimônio histórico. A nossa equipe ficou até emocionada, pois sabemos da valorização e da importância que é o Cristo Redentor para a cidade. Essa é uma das etapas da revitalização deste patrimônio, onde também estamos fazendo: * manutenção da escadaria e * instalação do corrimão e de toda a Via Sacra. Tenho extrema certeza que todos os pará-minenses que vierem ao Cristo ficarão tão felizes quanto a nossa equipe aqui hoje”, espera a secretária.

MERGULHO NA HISTÓRIA - A reportagem GP também ouviu o historiador Alaércio Delfino. Leia.

“O Cristo Redentor é um bem tombado pelo patrimônio municipal. Trata-se de um monumento construído pela comunidade, cuja construção começou em 1958 e demorou cinco anos para ser construído, sendo inaugurado em 25 de agosto de 1963. Seu principal construtor foi Joaquim Xavier Villaça, mais conhecido como Nêm Villaça, onde hoje é a loja Maria Elisa. Ele tinha o sonho abrir a janela lateral de sua casa e ver uma imagem do Cristo Redentor, no alto da serra. A partir dessa ideia, e com ajuda da comunidade, já com 80 anos, ele conseguiu doações para concretizar esse sonho. Algumas curiosidades sobre o nosso Cristo é que o coração de alumínio no peito da imagem foi uma contribuição do povo e estudantes, que doaram talheres, copos, formas e outros utensílios, para que fossem fundidos e utilizados como matéria-prima básica para a sua confecção. As linhas das mãos e o nariz foram feitos, baseados nos, do próprio Nêm Villaça. Além disso, podemos reparar que a estátua não fica virada exatamente para o centro da cidade, uma vez que ele foi feito para que seu olhar fosse direcionado para a casa de Nêm Villaça. Infelizmente, porém, ele faleceu um ano e meio após a inauguração do belo monumento”, revela o historiador.

DADOS DO CRISTO - Confira agora alguns fatos históricos sobre este que é o principal cartão postal da cidade.

* Com 12M de altura, a imagem do Cristo é um símbolo da fé cristã. * De braços abertos, ele simboliza também a hospitalidade afetuosa do povo pará-minense, sempre pronto a acolher os visitantes e pessoas que aqui vêm residir, com muita simpatia e generosidade. * Nessa empreitada, contou com a colaboração do engenheiro civil Ives Soares da Cunha, dos pedreiros Adriano de Carvalho e Vicente Pereira Duarte, de José Alves Ferreira, que doou o terreno e de muitos outros cidadãos que acreditaram no projeto e se empenharam para a sua concretização. * A estátua do Cristo Redentor foi feita com concreto, ferro, argila e alumínio. * Na inauguração, em 1963, quando foi celebrada missa pelo bispo diocesano dom Cristiano Portela de Araújo Pena.  * O Cristo Redentor foi tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Pará de Minas, no dia 4 de abril 2003.


Mais da Gazeta

Colunistas