Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Colunista
Colunista

GENTE PENSANTE - 07/04/2022

COMPRE A GAZETA NAS BANCAS: * PADARIAS: BARIRI, CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * BANCAS: MARIA JOSÉ (em frente à EE Governador Valadares) e FRANCISCO (ao lado do Santander); * STOP SHOP, etc..

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 1911 abaixo: 

QUEM FOI QUE DISSE QUE O MESMO PAU QUE BATE EM CHICO TEM DE BATER EM FRANCISCO?

Num lugar a céu aberto, maravilhoso, sob enorme parreira florida, exatos dez empresários e empresárias aguardavam a chegada do renomado monge. Seria uma palestra de apenas 57 minutos - não me pergunte o porquê desse tempo, porque eu não saberia responder – e sem valor de inscrição pré-determinado. Dessa forma, cada um doava o que podia ou gostaria, para ajudar na fantástica obra social daquela ceita. De repente, o monge surgiu, vestindo uma bata branca que esvoaçava, à medida que ele caminhava, lentamente. Ver aquela imagem sobre a grama plenamente verde arrancou lágrimas de alguns. Ele chegou e disse com cândida voz:

- Bem-vindos ao meu lar! Construí, ao longo dos anos, este jardim, porque sei que é o lugar que os bons espíritos gostam de estar. Fico alegre de saber que todos vocês, empresários realizados, estão buscando aqui o mais importante desta nossa passagem material pela Terra: a vida espiritual.

Depois da breve, mas profunda palestra, ele ouviu a todos, citando, depois, para cada um dos dez uma frase da sabedoria. Foi impressionante perceber como cada frase dita por ele resumia, de forma espetacular, a situação que cada um havia explanado:

- * O começo da sabedoria é o silêncio! * Quando vires um homem bom, tente imitá-lo. Quando vires um, mau, examina a ti mesmo! * Para enxergar mais é preciso despregar os olhos do seu próprio umbigo. * Não discuta com os ignorantes. * Chega-te aos bons e serás um deles; chega-te aos maus e serás ainda pior do que eles. * O fraco jamais perdoa. O perdão é uma das características do forte. * A paciência é amarga, mas seu fruto é sempre doce. * O que sabemos é apenas um agora. O que ignoramos é um oceano! * Seja sempre apaixonado por sua própria existência! E * jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras é que cai a água límpida e fecunda!

Esgotado o tempo da bela e envolvente palestra, o monge agradeceu com um movimento de cabeça e voltou, com a bata novamente esvoaçante, pelo mesmo caminho da chegada. Os empresários o aplaudiram. Uma jovem empresária correu atrás dele e, ao alcançá-lo, perguntou:

- Mestre, na sua opinião, qual daquelas dez frases citadas pelo senhor é a mais sábia?

- Gosto, particularmente, entre essas, aquela que diz que nunca devemos discutir com os ignorantes.

- Mestre, me desculpe, mas eu não concordo com isso, de jeito nenhum. Afinal, o mesmo pau que bate em Chico tem de bater em Francisco!

O mestre parou, olhou fixamente para aquela jovem empresária, nada disse, deu-lhe as costas e saiu pelo mesmo grande e enferrujado portão, por onde havia entrado...

E você, já consegue calar-se, para não discutir com pessoas menos sábias que você?

UMA BOA LEITURA



O editor GP escreve mais uma crônica: COMO UMA SIMPLES FOTO PODE REVELAR TANTAS COISAS?


Mais da Gazeta

Colunistas