Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2010
11/03/2024


Notícias Variadas
Notícias Variadas

“EM 6 MESES, 1.837 LITROS DE ÓLEO USADO FORAM DESCARTADOS CORRETAMENTE” - 05/05/2022

O Programa Trata Óleo é um sucesso entre os pará-minenses e, por isso, a concessionária Águas de Pará de Minas manterá a troca de quatro litros de óleo de cozinha usado por um litro de óleo novo nos ecopontos. A reportagem GP ouviu o diretor da Águas de Pará de Minas, Rodrigo Macool. Confira.

“O objetivo do programa é promover educação ambiental e incentivar o descarte correto do resíduo. Uma vez que o óleo, quando despejado incorretamente na pia, vai para a rede coletora, provocando entupimentos e retorno de esgoto nas ruas e residências. Quando jogado na natureza, ele pode contaminar o solo, águas subterrâneas e mananciais. Para evitar esses problemas, quatro pontos de coleta foram disponibilizados na cidade. Todo material recebido tem sido transformado em matéria-prima para a confecção de produtos ecológicos e biodiesel. Em seis meses, 1.837 litros de óleo usado foram descartados corretamente e deixaram de ser jogados na rede de esgoto e no meio ambiente no município de Pará de Minas,” revela Rodrigo.

PRORROGAÇÃO - “A princípio, faríamos a troca do óleo usado pelo novo até março, mas a participação da população foi tão boa que decidimos manter esse incentivo por tempo indeterminado. Agradeço todas as pessoas que estão engajadas, contribuindo e fazendo a sua parte, e que incentivem cada vez mais todos a participarem. A reciclagem do óleo vegetal é muito importante, principalmente para a manutenção do sistema de esgotamento sanitário e preservação da natureza.”

COMO PARTICIPAR – Para participar deste projeto basta: * Colocar o óleo frio em uma garrafa plástica e tampe, não é necessário filtrar o óleo; * Ir até o ecoponto mais próximo e fazer descarte do material no coletor. Confira a localização dos ecoponto: * Central de Relacionamento da Águas de Pará de Minas: Rua Maestro Espíndola, 270, Nossa Sra. das Graças; * secretaria agronegócio, desenvolvimento rural e meio ambiente: Rua Waldemar de Oliveira, 606, Santos Dumont; * Cras Renê Vieira Leitão: Rua Paulo Braz Menezes, 87, Novo Horizonte; * Cras Augusto de Oliveira Duarte: Rua Georges Collin, 371, Walter Martins.



Mais da Gazeta

Colunistas