Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação:
Francisco Gabriel Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade,
desde 84
ANO 38 - Nº 1931
Pará de Minas 18/08/2022


exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

GOSTOSURAS PRÁTICAS

exclusivo

SOCIEDADE GP

exclusivo

GENTE PEQUENA

exclusivo

GALERA PARTICIPANTE

exclusivo

GOTA POÉTICA

exclusivo

GRANDE PATRIMÔNIO

exclusivo

GALERA PLANTONISTA

exclusivo

GRITO POPULAR

exclusivo

GENTE PENSANTE

exclusivo

AFINAL, ONDE ESTÁ A VERDADE SOBRE O “FECHAMENTO” DA COOPARÁ?

exclusivo

GIRANDO POR AÍ

exclusivo

GOL DE PLACA

exclusivo

GOSTOSURAS PRÁTICAS

exclusivo

SOCIEDADE GP

exclusivo

HISTÓRIA DE VIDA

WANDERCY CORREA STEIN, 85
Adoro o GP Jornal

TÁ NA GAZETA? TÁ NA HISTÓRIA!

“A GAZETA sempre mantém a população pará-minense atualizada, com informações precisas!”
CARLOS ALBERTO DE MOURA MORATO, empresário.

Notícias Deputados

EDUARDO BARBOSA É ELEITO 2º VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

O deputado federal Eduardo Barbosa foi eleito nesta quarta-feira (18) 2º Vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) e agradeceu a confiança dos demais membros da comissão para compor a mesa. O deputado é membro titular da CSSF desde o seu primeiro mandato, iniciado em 1995.

“Essa é uma comissão extremamente produtiva e, nesses 28 anos de CSSF, tivemos grandes debates e formulações. O meu papel será colaborar com os trabalhos desenvolvidos pela presidência da Comissão”, afirmou.

A CSSF se dedica aos seguintes temas: assuntos relativos à saúde, previdência e assistência social em geral;  organização institucional da saúde no Brasil; política de saúde e processo de planificação em saúde; sistema único de saúde, ações e serviços de saúde pública, campanhas de saúde pública, erradicação de doenças endêmicas, vigilância epidemiológica, bioestatística e imunizações; assistência médica previdenciária e instituições privadas de saúde; medicinas alternativas; higiene, educação e assistência sanitária; atividades médicas e paramédicas; controle de drogas, medicamentos e alimentos, sangue e hemoderivados; exercício da medicina e profissões afins, recursos humanos para a saúde; saúde ambiental, saúde ocupacional e infortunística, seguro de acidentes do trabalho urbano e rural;  alimentação e nutrição; indústria químico-farmacêutica e proteção industrial de fármacos; previdência social e previdência privada; e matérias relativas à família, à mulher, à criança, ao adolescente, ao idoso e à pessoa portadora de deficiência física ou mental.

Saúde mental

Após a eleição, a CSSF realizou a reunião deliberativa da semana e aprovou o Requerimento n° 60/2022, de autoria do deputado Eduardo Barbosa, para realizar uma audiência pública para debater a política de saúde mental no Brasil.

Segundo o deputado, o objetivo da audiência é debater a organização e a estrutura dos serviços no SUS; como essa estrutura está respondendo à demanda, considerando-se a importância dos serviços substitutivos e seu papel no tratamento e na recuperação do paciente, incluindo, ainda, a oferta de leitos psiquiátricos; qual o reflexo da Covid-19 no quadro de transtornos mentais; e sobre as estratégias traçadas para a pós-pandemia.

Serão convidados para a audiência: um representante do Ministério da Saúde; o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, Wilames Freire Bezerra; o Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva; e o Dr. Pedro Gabriel Delgado, Médico Psiquiatra, foi Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde de 2000 a 2010, especialista em políticas públicas e saúde mental, possui doutorado em Medicina Preventiva.

Vale ressaltar que em 18 de maio de cada ano é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, um movimento pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, que vem desde a década de 70 do século passado.


Mais da Gazeta