Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41
Nº 2051
20/12/2024


Notícias
Notícias

GRITO POPULAR - 08/07/2022

COMPRE A GAZETA NAS BANCAS: * PADARIAS: BARIRI, CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * BANCAS: MARIA JOSÉ (em frente à EE Governador Valadares) e FRANCISCO (ao lado do Santander); * STOP SHOP, etc..

Veja também outras queixas da edição anterior abaixo.

DIFICULDADES PARA EMITIR E RENOVAR ALVARÁS, NESSE MUNDO TOTALMENTE INFORMATIZADO?

“* Como comerciante local, gerador de renda para o município, venho solicitar à GAZETA PARÁ-MINENSE que dê vozes aos contribuintes, empresários, contadores e demais prejudicados pelo sistema ineficiente da prefeitura. Desde o início da implantação do novo portal da prefeitura, tem ocorrido um transtorno geral. Se não for o atendimento presencial, solicitando a análise dos processos, eles ficam parados, uma vez que o chat no portal da prefeitura não está mais disponível. Muitos contribuintes ficaram sem receber a taxa de TFL/2022 e agora estão pagando com juros e multas e os contadores têm que disponibilizar um colaborador, para buscar a taxa e, depois dela ser quitada, ainda têm que ir presencialmente pegar uma senha, perder horas para ser atendido por um atendente, muitas das vezes com pouco conhecimento, anexar a taxa ao processo, para a liberação do alvará ou CND municipal - Certidão de Débitos Relativos ao IPTU. * Se os pagamentos forem feitos, via internet, demora até sete dias úteis, para alocar, porque, enquanto o sistema não reconhecer o pagamento, nada é liberado. * Se forem pagos no banco demora mais de sessenta dias para constar no sistema, de acordo com o funcionário da prefeitura. Enfim, o portal da prefeitura não funciona para emitir CND, taxas de protocolos, emissão das guias. Diante disso, os contadores estão trabalhando para prefeitura. O problema vem se arrastando, desde setembro de 2021, quando houve a troca do sistema, uma vez que muitos alvarás provisórios foram liberados, porque não tinha como emitir os débitos do exercício de 2021 e agora tem de efetuar o pagamento das guias de 2021 e 2022, para que o alvará definitivo seja liberado. Outro agravante é que o sistema de alvará não se comunica com a Vigilância Sanitária. Diante do exposto, demonstro aqui a minha total indignação, porque estamos em um mundo totalmente informatizado, com acesso a todas as tecnologias, mas temos que ficar perdendo tempo com senhas, locomoção e estacionamento para ter acesso à prefeitura.”

NOTA DA REDAÇÃO - Contatada, veja o que disse a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

“A secretaria de gestão fazendária informa que a implantação do novo sistema gerou, realmente, transtornos temporários, devido à quantidade de dados que os setores da prefeitura possuem. No entanto, a prefeitura vem buscando soluções junto à empresa contratada, que é a responsável pelo novo sistema. Inclusive, ela já foi devidamente notificada dos problemas e comprometeu-se a solucioná-los”, garante a assessoria.


Entre outras queixas dos leitores GP leia: “AINDA BEM VALEU A PENA ESPERAR”


Colunistas