Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2036
06/09/2024


Notícias
Notícias

GRITO POPULAR - 22/09/2022

* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também outras queixas da edição anterior abaixo.

PARÓQUIA LOCAL É MAIS VELHA DO QUE A CIDADE?

Durante o 277º Grande Papo, realizado na E E Ângela Maria de Oliveira, com o tema Preconceito, um dos vários alunos participantes enviou, por escrito, como tem de ser, uma pergunta, que, apesar de estar fora do tema do debate, gerou enorme curiosidade no criador e condutor deste evento, o jornalista Bié Barbosa. Veja o que perguntou o aluno do 3º ano daquela escola: A paróquia de Nossa Senhora da Piedade possui 176 anos. Mas, acredito que exista um equívoco aí. Como essa paróquia pode ter 176 anos se Pará de Minas só vai fazer 163 Anos, neste mês de setembro? Sendo assim, o editor GP prometeu ao aluno dar mais um mergulho na história, para averiguar, e dar a ele a devida resposta, como foi feito agora.

NOTA DA REDAÇÃO - Para responder a essa curiosa e interessante pergunta, a reportagem GP entrou em contato, primeiramente, com o museu local, mas não conseguiu a resposta, já que o historiador Alaércio Delfino não estava presente. Dessa forma, fez contato com a historiadora Ana Maria Campos que, durante anos, esteve à frente, do mesmo local. Veja o que ela disse.

“Sim, a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade foi criada antes da Vila do Pará. Entenda: assim que o núcleo populacional do então Patafufo (atual Pará de Minas), aumentou, os moradores solicitaram ao bispado de Mariana/MG a autorização para a construção de uma capela. O pedido foi concedido pela Provisão Episcopal, de 2 de julho de 1772 “com o orago que pretenderem os moradores do Patafufo, da Freguesia de Pitangui, no sítio determinado pelo padre João Pimenta da Costa”.  A capela de Nossa Senhora da Piedade do Patafufo somente foi elevada à categoria de paróquia, com a Lei Provincial nº 312, de 8 de abril de 1846. A partir daí, um sacerdote passou a residir em Patafufo, atendendo, cotidianamente, as necessidades pastorais e espirituais dos fiéis. Dois anos após, em 1848, a Vila do Patafufio foi criada e, 2 anos depois, suprimida, porque os habitantes não construíram os edifícios necessários para as sessões da Câmara e do Conselho de Jurados, bem como a cadeia, com suficiente segurança para a prisão dos réus, como determinava a lei de criação. 10 anos adiante, ocorreu a restauração da vila, agora com a denominação de Vila do Pará, por meio da Lei Provincial nº 882, de 8 de junho de 1858. No ano seguinte, houve a cerimônia de instalação da Vila do Pará e posse dos vereadores e do presidente da Câmara, em 20 de setembro de 1859, data que é considerada o início da autonomia de Pará de Minas. Ou seja, esses exatos 163 anos que agora comemoramos. Já a 1ª paróquia, 176 anos,” esclarece Aninha, como ela é mais conhecida.



Entre outras queixas dos leitores GP leia: O PRESIDENTE DEU UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ?


Colunistas