A prefeitura, por meio da secretaria de assistência e desenvolvimento social, e o conselho de defesa de direitos da pessoa com deficiência realizaram no dia 28 de agosto, das 8 às 11 horas, na sala 3 de cinema do Shopping Fabriika Mall, o 7º Seminário do Conselho, cujo tema foi Conectar e Somar, para Construir Inclusão. Veja o que disse o secretário de assistência e desenvolvimento social, Flávio Medina, à reportagem GP.
“Nós realizamos o esse seminário da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, para termos um momento de reflexão, quando propusemos algumas ações em prol dessa categoria. É proposta que veio da instância federal. Antes, esse seminário era realizado de local mais isolado, mas agora a proposta foi realizá-lo em um espaço de mais interação com o público, para que conectem também, de fato, com todas as pessoas com deficiência,” diz Medina.
PONTE - A reportagem GP também conversou com o presidente do Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência, Samuel Lopes. Leia.
“Tivemos uma Roda de Conversa, com Gustavo Castro, do Grupo Semeadores, Fernão Júnior, do projeto Cadús, da Turi, a Rayla e Simone Lopes, da Apae, a Mônica, deficiente visual e membro do conselho da pessoa com deficiência, o pediatra João Marcus, que é vice-presidente do nosso conselho e a Bárbara, vice-presidente da Apae. Foi feito em forma de roda, para termos uma interação maior com o público, quando as pessoas puderam fazer perguntas e sugerir propostas. Afinal, o seminário também é um momento oportuno para fazer isso. Com essas propostas, agora vamos desenvolver um plano anual, para ser levado para uma instância estadual e, por fim, para a conferência nacional. Foi um seminário bem rico, com propostas e atrações diversas, para, mais uma vez, valorizar a pessoa com deficiência, lutar por essa causa e, claro, movimentar a sociedade e mostrar tudo que nós ainda podemos fazer por eles. Esse é o papel do conselho: fazer uma ponte, entre eles, empresas e o poder público. Portanto, todos aqueles que precisarem de quaisquer necessidades e demandas deve encaminhá-las para a Casa dos Conselhos. Todos que quiserem assistir às nossas reuniões e participar conosco, basta agendar, antecipadamente,” conclui Lopes.