O GP Jornal realizou, no último dia 22, quinta-feira, o 245º Grande Papo, cujo tema escolhido pelos próprios alunos da E E Manoel Batista, foi as Drogas e, obviamente, as suas consequências. Isso, porque o consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo, a curto ou a longo prazo, como: * mudanças no apetite e no sono, * alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, * desenvolvimento de doenças mentais e * outras complicações, inclusive o aparecimento do câncer. Portanto, além dos danos ao organismo do usuário, o uso de substâncias ilícitas gera impactos sociais e econômicos, em larga escala. Sendo assim, esse Grande Papo tentou entender porque as drogas ilícitas, como a maconha, o ecstasy e a cocaína são tão consumidas no Brasil, principalmente nas regiões sul e sudeste, onde Pará de Minas se inclui.
SURPRESAS - Os debatedores foram brilhantes e surpreenderam a plateia, que ficou silenciosa, e até a Comissão Organizadora deste evento GP, com depoimentos verdadeiros sobre as suas experiências com as drogas. Este GP Jornal esperava isso do vereador Juninho J R, já que ele já havia concedido entrevista sincera sobre a sua experiência com todos os tipos de drogas a este GP Jornal, logo que ele tomou posse como vereador. Fora isso, ele já conferiu palestras em quarenta e quatro cidades mineiras, instruindo os jovens, para que eles não caiam na perigosa cilada que ele caiu, quando jovem. O conhecido vereador gosta de frisar que se droga fosse coisa boa não se chamaria droga. Além dele, o outro debatedor, psicólogo Walfrido Ribeiro, também aconselhou os alunos a não fazerem o triste caminho que ele trilhou, quando era jovem. Como se não bastasse, o afinado músico Renato Gomes também relatou sobre a sua experiência em fazendinha, como também aconteceu com Juninho. Para completar essa noite de surpresas, o vice-diretor da escola anfitriã, advogado Ladislau Rodrigues dos Santos pediu a palavra, para frisar para os seus alunos que, tanto o vereador, como o psicólogo e o músico, poderiam hoje estar em um patamar mais alto ainda de suas carreiras, se não tivessem perdido tempo em suas vidas, usando drogas. Após o excelente debate, a reportagem GP entrevistou o psicólogo Walfrido Ribeiro, vereador Juninho J R e o cantor Renato Gomes. Confira.
TEMA INFORMATIVO - “É um tema muito interessante, pois é muito atual o uso e o abuso de substâncias que está na casa de todos nós (como o álcool e o cigarro) e muitas pessoas não têm informação sobre isso. Ou seja, é um tema muito bacana e tem que ser falado sempre, principalmente para os jovens que não têm acesso a essas importantes informações,” elogia Walfrido.
TRANSFORMAÇÃO - “Esse é um tema tão importante e necessário de ser discutido e, para mim, foi uma honra somar e partilhar um pouco da minha história com esses alunos. Espero que cada um desses jovens, que participaram, possam sair daqui transformados. Gostaria também de agradecer pelo convite da GAZETA e dizer que estou sempre à disposição, sempre que vocês precisarem,” agradece o vereador Juninho J R
CONSEQUÊNCIAS - “Achei muito bacana o Grande Papo! É uma iniciativa muito importante, já que o governo gasta menos do que devia com a prevenção. Essa ideia de fazer o Grande Papo nas escolas é bacana mesmo, pois é um lugar de jovens, que não têm entendimento sobre alguns assuntos e mostrar pra eles, que estão começando a viver, que a droga pode ser boa de curtir, mas, com certeza, as consequências virão depois,” alerta o cantor Renato.
GANHA PRÊMIO - Após o evento, por meio de sabatinas, foi realizado o sorteio de ótimos presentes enviados pelas seguintes empresas parceiras:
O jornalista Bié Barbosa, o vereador Juninho J R e o psicólogo Walfrido Ribeiro