* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).
Veja também outras queixas da edição anterior abaixo.
“QUANDO PODEREMOS VOLTAR A PESCAR, NO RIO PARAOPEBA?”
“Em meu nome e de outras pessoas que, como eu, têm sítio, chácara ou residem em Córrego do Barro, venho, por meio deste conceituado veículo de comunicação, buscar uma resposta para a seguinte pergunta: Quando poderemos voltar a pescar no rio Paraopeba, sem correr o risco de nossas famílias serem contaminadas?”
NOTA DA REDAÇÃO – Contatada, veja o que disse a Assessoria de Comunicação da Vale.
“A pesca profissional no rio Paraopeba e seus afluentes está proibida, desde 2004, de acordo com o decreto estadual 43.713. Após o rompimento da barragem BI (Brumadinho/MG), em 2019, uma portaria publicada pelo IEF - Instituto Estadual de Florestas proibiu qualquer tipo de pesca de espécies nativas, em toda a bacia do rio Paraopeba. A medida está em vigor, até que haja nova determinação, por parte dos órgãos ambientais. A recuperação do rio Paraopeba e da qualidade de sua água, chegando nos parâmetros anteriores ao rompimento, é uma das prioridades da Vale. A empresa segue fazendo monitoramento constante da água e os indicadores mostram resultados semelhantes aos registrados antes do rompimento, especialmente em períodos secos. Os dados convergem com os resultados produzidos com base no monitoramento do Igam - Instituto Mineiro de Gestão das Águas”, garante a assessoria.
UM ELOGIO, EM MEIO A TANTAS RECLAMAÇÕES
“Apesar das muitas coisas caóticas que são publicadas no Grito Popular e que, realmente, acontecem em nossa cidade, gostaria de parabenizar, se puder, o pessoal da prefeitura, pela limpeza e renovação de pinturas a cal. No Parque do Bariri por exemplo, vi que estavam limpando o excesso de folhas secas caídas no gramado e, também, pintando os troncos e as raízes expostas das árvores. Não sei se o motivo é mais algum evento que será realizado no local ou se seria por causa do aniversário da cidade, porque a cidade toda está linda e muito bem cuidada!”
NOTA DA REDAÇÃO - Contatada, veja o que disse a Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
“A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informa que encaminhou a mensagem desse(a) leitor(a) GP ao setor de Limpeza Urbana, ligado à secretaria de obras e infraestrutura.”
Entre outras queixas dos leitores GP leia:
“CUIDANDO DA CIDADE, COMO CUIDAMOS DA NOSSA CASA”