Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2020
16/05/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

FAÇA O CADASTRO ESCOLAR, PARA GARANTIR MATRÍCULA - 23/10/2023

A secretária de educação, Marluce Pinto Coelho, e a supervisora regional de educação, Vanessa Nogueira, falaram com a reportagem GP sobre o Cadastro Escolar 2024, válido para as escolas públicas, municipais e estaduais. Fique por dentro, lendo agora o que disse Marluce.

“O sistema Sucen, que já existe há 3 anos, abriu as inscrições de 10 de agosto a 6 de novembro e é bem simples. Há cinco páginas dentro do site do estado - cadastroescolar.mg.gov.br - que devem ser preenchidas, pelos responsáveis ou pelos alunos maiores de idade. No cadastro escolar vão estar até três escolas disponíveis para escolha e quem já está na rede pública irá ter a renovação automática, porque tem a garantia de vaga de continuidade. Devem fazer o cadastro escolar: * crianças da educação infantil do 2º período, que estão com 6 anos completos e irão entrar no 1º ano; * crianças do 5º ano, onde a escola que estão não oferece o 6º ano, devem fazer o cadastro, para mudarem para outra escola; e * adolescentes do 9º ano, que vão para o ensino médio e estão em escolas que não possuem o próximo ano. Mas é bom que fique bem claro que cadastro não é matrícula. Ele só é a garantia de vaga no município, em escola estadual ou municipal. Vale lembrar aos pais que ao fazer o cadastro eles devem ir até o final e imprimir o recibo do cadastro, porque depois do cadastro, vem o 2º passo que é a matrícula do aluno. A matrícula irá começar em dezembro, quando falaremos da matrícula, pois irão aparecer três opções para os pais escolherem. Portanto, quem fizer o cadastro vai ter essa oportunidade e quem não fizer, talvez nem garanta uma vaga no município e, só em janeiro, haverá as vagas remanescentes, que são as que sobrarem. Quem não tiver condições de fazer o cadastro pelo site, pode procurar a escola mais próxima de sua casa ou procurar a secretaria de educação, onde há computadores disponíveis para ajudá-los,” finaliza Marluce.

CURSO NOVO - Veja agora o que disse Vanessa Nogueira.

“Uma novidade maravilhosa é que teremos o curso técnico de enfermagem, na escola Ângela Maria de Oliveira e já estão abertas as inscrições. Temos também a inscrição dos cursos técnicos que já existiam na escola Fernando Otávio. Tudo isso vai ser feito via Sucen, tanto as inscrições para os cursos técnicos, como para os novatos da rede. Outro público do Sucen são aquelas pessoas que são de escola particular, mas que agora irão para escola pública. Elas também deverão fazer o cadastro para garantir a vaga,” informa Vanessa Nogueira.

Colunistas