Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2018
03/05/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

PALESTRA SOBRE VÍTIMAS VULNERÁVEIS DE VIOLÊNCIA - 30/10/2023

A secretaria de saúde promoveu no plenário da câmara municipal uma palestra sobre Atendimentos e Identificação de Vítimas Vulneráveis de Violência, tendo como palestrante a advogada, pós-graduada em Investigação Criminal e Direito de Defesa e delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, em Diamantina/MG, Kíria Silva Orlandi. Após a palestra, a reportagem GP falou com a palestrante. Não deixe de ler.

“É um prazer estar em Pará de Minas, depois de diversas tratativas. Vim trazer para os servidores da educação, da saúde e da assistência social um pouco sobre o atendimento humanizado e acolhedor de grupos vulneráveis. Falamos sobre mulheres, vítimas de violência de gênero, de violência sexual, bem como crianças, adolescentes e população homo trans, informamos como atender essas pessoas, respeitando todos os seus direitos, de modo acolhedor, para que elas sintam, cada vez mais, segurança em procurar políticas públicas. E o que a gente mais tem que pensar, em relação a grupos vulneráveis, é que é uma violência crescente, mas é uma violência muito subnotificada. Então, quando a gente traz dados, esses dados ainda não correspondem à realidade que acontece no dia a dia. Quando nós temos um aumento de estatística, temos duas possibilidades, uma que a violência de fato está aumentando, mas outra possibilidade que é o que acontece em relação à violência contra a mulher, violências essas que estavam na invisibilidade, mas que agora estão procurando ajuda das políticas públicas e das autoridades, para conseguir sair desse ciclo de violência. Então, nesse ponto, o aumento das estatísticas são positivos,” acredita a delegada.

IGUALDADE - Veja agora o que disse Andréia Moreira, coordenadora do projeto Por Elas, da Fapam.

“A vinda da doutora Kíria vem reforçar o nosso trabalho Por Elas, pois estamos sempre atuando com os alunos de direito e de psicologia da Fapam. Ou seja, estamos lutando pelo enfrentamento da violência contra as meninas e mulheres do município e do Brasil. Essa parceria com o grupo Núcleo da Paz, juntamente com o secretário da saúde, Wagner Magesty, e a Carol, é muito importante, porque ele fortalece nossos ideais e a nossa luta de obtermos uma mudança na sociedade, tornando-a mais equânime, onde as mulheres e os homens caminhem juntos,” idealiza Andréia.


Mais da Gazeta

Colunistas