A inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência em salas de aula comuns das redes de ensino, tanto municipal quanto estadual, tem sido intensificada no Brasil há alguns anos. Antes, os alunos especiais eram educados em escolas especializadas, como por exemplo as Apaes, distribuídas em mais de duas mil associações em todo o Brasil. A educação inclusiva é um processo de ampliação da participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, ou seja, é uma reestruturação da cultura e das políticas vivenciadas nas escolas, de modo que atenda a todos os alunos. Em Pará de Minas, 184 alunos portadores de algum tipo de deficiência já estudam nas escolas municipais. Diante disso, o município realizou, pela 1ª vez, um Seminário de Educação Inclusiva, no auditório da Fapam, atendendo a um pedido da Federal Nacional das Apaes a todas as cidades do país. O objetivo foi é a discussão do assunto e todas as dificuldades que ele aborda, como explicou a secretária de educação, Cristina Gabriela Miranda.
“Durante todo o dia, houve atividades como debates e palestras, onde todos puderam participar ativamente. Além disso, um relatório foi feito para que seja enviado ao Ministério da Educação”.
A secretária espera que novas políticas públicas sejam implantadas. A expectativa é de que com os seminários que estão sendo realizados em todo o país, as autoridades promovam mais cursos e novos recursos sejam direcionados aos Estados.