Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2020
16/05/2024


Notícias Prefeitura
Notícias Prefeitura

PREFEITURA COMEMORA O DIA INTERNACIONAL CONTRA A LGBTFOBIA - 17/05/2024

O Centro de Atenção à Saúde LGBTQIA+, serviço prestado pela secretaria  de saúde, no 3° andar da UBS Nossa Senhora da Piedade, promoveu um evento para celebrar o Dia Internacional Contra a LGBTfobia. O jornal GP entrou em contato com a Débora Mendonça, enfermeira e referência técnica, e Adriana Pereira, assistente social, ambas do mesmo centro.

“O centro LGBTQIA+ é composto por uma equipe multidisciplinar, onde o usuário encontra psicólogo, enfermeiro, assistente social e médico. Aqui são ofertados Prep (tomada de comprimidos antes da relação sexual), testes rápidos, outros tipos de acolhimentos e encaminhamentos. O paciente pode vir por livre demanda e, quando chega aqui, passa por um acolhimento, onde ele é orientado e se há necessidade dele ficar com a gente ou se retorna para UBS. O centro funciona de segunda à sexta-feira, das 7H às 16H, com profissionais especializados para atender o público LGBTQIA+,” explica Débora.

DOENÇA OU ORIENTAÇÃO? - “O dia 17 de maio é um dia de grande relevância em nível internacional, porque, desde 1990, a homossexualidade deixou de ser considerada doença, mas orientação. Diante disso, realizamos, de maneira simbólica, esse evento em apoio à comunidade LGBTQIA+, com atividades em qualidade de saúde e defesa de direitos. Aí, a população pode receber orientações de saúde, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia, assessoria jurídica e distribuição de brindes,” resume Adriana.


Mais da Gazeta

Colunistas