Realizado no auditório da Fapam o 2º Encontro Regional de Conselhos Municipais de Educação que discutiu a educação, especialmente a infantil, e como ela pode ser melhorada em toda a regiãol. O palestrante Carlos Roberto Jamil Cury que tem vasto currículo, inclusive na área do Direito, ressaltou sobre a importância de encontros como esse que aconteceu em Pará de Minas, sobre a responsabilidade das administrações públicas e também sobre as novas normas de educação. Veja.
“A importância deste evento se reveste de uma grande magnitude, porque agora os municípios ficaram ainda mais responsabilizados pela oferta da educação infantil que até 2016 vai se tornar obrigatória para todas as crianças de 4 a 5 anos. Crescendo o número de escolas, aumentará também a responsabilidade do poder Executivo, mas também aumentará a responsabilidade daqueles que irão se ocupar das normas que irão regulamentar a educação infantil”, expõe Cry.
Há algum tempo, a responsabilidade da educação vem sendo passada do Estado para o município e, segundo o palestrante, essa transferência é benéfica, desde que a administração municipal tenha recursos para investir na área. Ele falou ainda sobre os Conselhos Municipais de Educação, questionando se eles estão realmente bem preparados para assumir essa responsabilidade, falando sobre as principais dificuldades de um conselheiro de educação, nos dias de hoje. Como se sabe, o Conselho Municipal de Educação está vinculado