Recentemente, foi assinado no gabinete do prefeito Elias Diniz um contrato firmado entre o município e a CEF - Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, para a concessão de empréstimo no valor de sessenta milhões de reais. A CEF foi representada no momento da assinatura pelos superintendente executivo de governo, Cláudio Mendonça, supervisor da gerência executiva, Lander Lucas Barbosa e gerente geral da agência local, David Soares. Além do chefe do Executivo, também participaram da assinatura o vereador Márcio Lara, o procurador geral do município, Hernando Fernandes da Silva e os secretários de gestão fazendária, José Leonardo Martins Pinto, e de gestão pública, Sérgio Marinho. A reportagem GP, presente na reunião, traz mais detalhes, por meio das falas de alguns entrevistados. Confira.
“Hoje nós vamos dar voz e vez ao homem do campo, pois as estradas rurais vão ter um novo cenário, bem como no entorno da BR 352 (Pará de Minas/Abaeté/MG), onde vamos trazer dignidade para as pessoas, por meio da mobilidade urbana, sem considerar o perímetro urbano que passa por uma revitalização. Agradeço ao time da prefeitura, à câmara municipal, por meio de seu presidente Dilé, juntamente com o vereador Márcio e os vereadores que votaram a favor, ao deputado federal Diego Andrade e ao ministro Alexandre Silveira, que nos ajudaram muito. Todo esse procedimento vem em boa hora e com taxas reduzidas, apesar do que fala a oposição, e nós temos que trazer desenvolvimento, gerar empregos e renda e fazer com que as empresas produzam mais. A carência é de 2 anos nesse financiamento de 10 anos,” explica o prefeito.
1ª CIDADE - “Em Minas, o 1º processo aprovado em 2024, com garantia da União foi o de Pará de Minas. Mas foram necessárias muita resiliência e qualidade dos dados econômicos financeiros do município, para que essa operação fosse aprovada, porque ela passa por diversas instâncias, diversos órgãos de controle, TCE - Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Tesouro Nacional, PGFN - Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Ministério da Fazenda e pela Caixa, que conduz a contratação dessa operação. Com isso, estamos trazendo desenvolvimento para a população das comunidades, dos distritos de Pará de Minas, que vão ter um grande desenvolvimento econômico com essa pavimentação que liga a cidade a essas comunidades,” diz o superintendente da CEF, Cláudio Mendonça.
MUITA LUTA - “Realmente, o Elias Diniz não parou um momento sequer. Foram 3 meses de lutas, indo a Brasília/DF para buscar esse recurso junto à Caixa. Ele é um prefeito competente que respeita a população e que mostra que ele, realmente, está fazendo. Temos que agradecer também aos nove vereadores que votaram favoráveis por acreditaram nesse progresso. Sabemos da dificuldade dos produtores rurais, quando tem chuva e barro, sol e poeira. Este empréstimo trará um grande progresso para a nossa cidade,” aposta o vereador Márcio Lara.
O prefeito Elias Diniz, o superintendente executivo de governo, Cláudio Mendonça e o vereador Márcio Lara: “Desenvolver, gerar empregos e renda, fazendo com que as empresas produzam mais”