Selo GP - Rodrigo Roreli Laço
Fundação: Francisco Gabriel
Bié Barbosa
Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 40
Nº 2036
06/09/2024


Eventos GP
Eventos GP

O MAIS TRADICIONAL EVENTO CULTURAL DA CIDADE DEBATEU SOBRE O BULLYING - 07/06/2024

O GP Jornal realizou, no último dia 23, no 1º endereço da Escola Estadual Padre Libério, no bairro de mesmo nome, em Pará de Minas, o 252° Grande Papo, cujo tema foi o Bullying. Mas o que é isso? Trata-se de uma forma de violência, seja ela física, verbal ou psicológica, produzida de maneira repetitivamente, principalmente no ambiente escolar. O bullying afeta milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo, causando sérias consequências, tanto a curto, como a longo prazo. Suas vítimas podem experimentar problemas emocionais, como ansiedade, depressão e baixa autoestima, mas ele não afeta apenas aqueles que sofrem, mas também os agressores, criando um ambiente hostil e prejudicial para todos. Combater o bullying requer a colaboração de pais, mestres e estudantes, para promover um ambiente seguro e respeitoso. A abertura desse debate GP foi contemplada pela apresentação do cantor Ruan Riquelme, 18, que agradou a plateia. No fim do debate, ele deu a sua opinião sobre o evento que funciona como matéria extracurricular nas escolas de Pará de Minas e região. Confira.

“Eu acho que é um evento que soma bastante, principalmente para a vida de nós, adolescentes, pois existe nele um ensinamento para respeitarmos mais as diferenças em geral, o trabalho e a escola. Eu também percebo que é um evento que soma demais na minha carreira, pois ele faz parte da minha história e, para mim, é uma grande honra participar desse evento,” agradece Ruan.

ESCOLA + FAMÍLIA – Os debatedores convidados para esse Grande Papo foram a psicanalista Jussara Ferreira e a advogada Brenda Silva. Após o caloroso debate, elas também deixaram as suas opiniões sobre este evento GP. Confira.

“É a 1ª vez que eu participo do Grande Papo e fiquei muito feliz pelo convite do GP Jornal. Achei de extrema importância falar de um assunto direcionado para os alunos que têm uma idade, onde existem muitos incidentes de bullying. Felizmente, hoje já conseguimos identificar os sintomas, as causas do bullying. Sendo assim, conseguiremos acabar com ele, se as escolas, juntamente com as famílias, trabalhando juntas, para deixar os alunos mais protegidos, mais amparados nessa situação que, às vezes, eles passam e, muitas das vezes, não contam para a ninguém. Então, existir essa aliança faz um bem enorme para tentar evitarmos e acabarmos com essa questão do bullying,” torce Jussara. 

BULLYING É CRIME – “Esse Grande Papo foi excelente, com um tema super pertinente, atual e necessário para ser abordado nas escolas. A participação dos alunos me surpreendeu, com todos atentos e enviando com ótimas perguntas. Neste ano, nós tivemos uma inovação no Código Penal, que tipifica o bullying como crime. Portanto, se essa conduta ocorrer na escola, a pessoa será responsabilizada, criminalmente. Portanto, foi muito necessário e importante trazer essas questões para dentro das escolas,” parabeniza Brenda.

AJUDA – Já existe em Pará de Minas um local que oferece recursos e apoio para as vítimas de bullying. Trata-se do PSF – Programa Saúde da Família ( 99193-4418).

GANHA PRÊMIO - Após o rico debate, foram sorteados, por meio das perguntas escritas e enviadas pelos alunos à mesa diretora, pela participativa plateia, os ótimos presentes enviados pelas empresas parceiras deste projeto GP. Veja quem foram os ganhadores (foto acima): Tayná Patrícia Souza Ramos, Bruna Gabriele de Lima Camargos, Matheus Vinícius Faria Teixeira, Angélica Aparecida Silva e Lucas Teles de Toleto Pimenta. Eles levaram pra casa vale presentes da Droga Rede/Droga Minas (ao lado da Peixaria do Orivaldo), modernos copos térmicos Stanley, da Plena Alimentos, e um kit com faca e tábua para churrasco, da Cogran. A direção deste GP Jornal agradece a esse apoio constante.

A mesa debatedora, da E p/ D: Bié Barbosa, Brenda Silva e Jussara Ferreira

Mais da Gazeta

Colunistas