O GP Jornal realizou, no último dia 29, na Escola Estadual Ângela Maria de Oliveira, no bairro São Pedro, o 254° Grande Papo, cujo tema era Os Riscos da Exposição de Intimidades no Mundo Virtual. Hoje em dia, é praticamente impossível não se usar pelo menos uma rede social e não dá para negar que elas são importantes em nossa vida, mas é preciso prestar muita atenção para não corrermos riscos. Mas que tipo de informação você está compartilhando nas redes sociais? Que tipo de risco elas podem estar trazendo para você e seus familiares? Afinal, uma foto, um vídeo ou um simples comentário pode transformar, de maneira muito negativa, a vida de uma pessoa. Diante disso, é preciso ter consciência desses riscos, para não ser mais uma vítima da internet. Esse Grande Papo tentou responder essas perguntas. Na abertura do debate foi apresentado o talentoso dançarino Lucas Samuel Gonçalves, 24.
SURPRESA - No fim do debate, Lucas deu a sua opinião sobre o evento que funciona como matéria extracurricular em variadas escolas de Pará de Minas e região. Confira.
“O Grande Papo é uma forma mensal e constante de trocarmos informações com jovens e pessoas adultas, que formam mentes e pensamentos diferentes, mas que, juntos, tirando as dúvidas uns dos outros, vira uma coisa só. Para a minha apresentação, eu trouxe uma coreografia baseada na história de um pescador, que eu tomei conhecimento na Bahia e que ficou na minha cabeça. Aí, eu peguei o sentimento daquelas pessoas que vivem lá e transformei em arte e estreei aqui, com essa galera do Grande Papo. Foi um público novo pra mim, porque estou acostumado com um público mais artístico, mas fiquei surpreso, porque a galera recebeu bem a proposta, absorveu bem a história e eu estou muito grato por isso! Ter participado também da mesa debatedora e respondendo às perguntas foi uma delícia! No mais, achei legal os pontos de vista jurídico e psicológico sobre o tema, porque uma coisa precisa da outra, uma coisa leva à outra. Então, ficou uma coisa gostosa e acho que é por isso que o Grande Papo é um projeto que existe há tantos anos, porque está sempre se renovando, sempre com um tema novo e as pessoas têm sede de saber. No mais, muito obrigado GAZETA, pela oportunidade, porque foi incrível,” analisa Lucas Samuel.
PRIVILÉGIO - Veja agora o que disse o debatedor e advogado Anderson Rodrigues. Confira.
“Primeiramente, parabenizo o Bié que é quem está à frente desse projeto, levando o nome da GAZETA PARÁ-MINENSE, que é um jornal tradicional da cidade, com notícias sérias. Isso traz a possibilidade da gente discutir temas que são importantíssimos para a sociedade. Então, ter participado de um evento como esse, que já está em sua 254ª edição, é um privilégio para mim. Fiquei muito feliz, primeiramente com o convite, já que essa é a minha 1ª vez, e, depois, porque achei os alunos muito interessados pelo tema, fazendo muitas perguntas. Então, a gente queria até ficar aqui mais tempo, mas, infelizmente, o evento tem o seu tempo de duração. Mas podem sempre contar comigo, que eu estarei à disposição para solucionar dúvidas,” elogia Anderson.
DISPONIBILIDADE - Em seguida, a reportagem GP falou com o outro debatedor, o psicólogo e terapeuta comportamental Walfrido Ribeiro Júnior.
“Cara, o Grande Papo é um evento fantástico, porque ele discute nas escolas temas que, nem sempre, a escola leva para os alunos, tem uma dinâmica única e ainda leva informação sobre a boa comunicação. Então, traz esses elementos e assuntos que eu acho muito interessantes, como matéria extracurricular. Adoro participar do Grande Papo, porque os temas são muito atuais e acontecem com muita gente, como foi o caso de hoje, sobre essa inocência das pessoas de se exporem na rede social. Então, é importante eles estarem atentos, saber tanto sobre a parte jurídica como sobre a parte psicológica que, realmente, pode ser afetada. Sempre que eu sou chamado para vir ao Grande Papo, eu venho, porque gosto de estar contribuindo. Afinal, o ambiente escolar é onde as mentes estão fervilhando, estão se formando e isso é muito importante. Então, podem me chamar que eu sempre estarei à disposição,” se dispõe Walfrido.
GANHA PRÊMIO - Após o rico debate, foram sorteados, por meio das perguntas enviadas por escrito à mesa diretora, os ótimos presentes enviados pelas empresas parceiras desse projeto GP. Confira: vales presentes da Droga Rede/Droga Minas, aquela que fica do lado da Peixaria do Orivaldo, um copo de café, um copo normal e um boné da Plena Alimentos, deliciosos lombos tipo canadenses da Adeel Alimentos e um kit com faca e tábua para churrasco, da Cogran. Veja quem foram os ganhadores, mostrados na foto acima: Luana Mendes da Silva Costa, Ana Luíza de Oliveira Melo, Jéssica Daiana Nascimento, Allan Henriques, Aline Cristina, Sávio Henrique Martins Rosa e Rafaela Scarlet dos Santos.
GRATIDÃO - A direção deste GP Jornal agradece o apoio das empresas.
A mesa debatedora, da D p/ E: jornalista Bié Barbosa, advogado Anderson Rodrigues, psicólogo Walfrido Ribeiro e o dançarino Lucas Samuel