Selo GP - Osvaldo Milton

Gazeta Pará-minense - Notícias de Pará de Minas Fundador: Francisco Gabriel Bié Barbosa

Alcance, credibilidade e
imparcialidade, desde 84
ANO 41 - Nº 2051
20/12/2024


Colunista
Colunista

GENTE PENSANTE - 18/10/2024

VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).

Veja também a crônica deste mesmo colunista da edição 2041:

POR QUE OS POLÍTICOS SÃO O PRINCIPAL SACO DE PANCADAS DO POVO?

Toda semana, já é tradicional se encontrar ali, ao cair da tarde, no trailer na longa avenida, uma galera que adora conversar sobre política e, principalmente, sobre políticos. O papo sempre vai começando devagar, até chegar ao ápice, quando aqueles homens já bebericaram alguns goles de cerveja estupidamente gelada, acompanhada de doses de cachaça da roça e o insubstituível sanduíche feito no capricho pelo proprietário do conhecido local. Imagine então como estava lá, na véspera do domingo das eleições. Mais movimentado do que nunca! Começaram falando de alguns debates promovidos na cidade, com os candidatos a prefeito. Disse o homem de óculos:

- Nossa, nunca vi um nível tão baixo de debate e olha que eu sou piolho desses debates. Não perco um, sequer! Parece que nenhum deles tinha um programa de governo e só estavam ali para descer a lenha naquele que eles achavam que já estaria eleito e que, por sinal, nem ao debate foi. Nunca vi tanta asneira, de uma vez só!

O homem de bigode branco falou em seguida:

- Sabiam que são qualidades de um verdadeiro líder político força para superar os obstáculos, que não são poucos, e inteligência para conduzir a sua equipe de secretários. Agora, sobre os candidatos que participaram desses debates, a gente não deve formar opinião sobre eles, com base em um conhecimento incompleto, baseado apenas nesses debates. Afinal, o que a gente vê ali nem sempre é tudo que há. Pode ser pior (risos).

Nessa hora, falou o homem de cabelos longos:

- De uma coisa estou certo: quando optamos por um candidato ou uma candidata, porque, desta vez, temos duas mulheres no páreo, podem levar em conta uma coisa: o nosso escolhido ou escolhida tem boa aparência. Sabe por quê? Porque o peso das 1ªs impressões conta tanto que as impressões posteriores, geralmente, não terão  muito peso.

Houve um silêncio estranho naquela roda de amigos, dando a impressão de que ninguém ali havia entendido bulhufas do que havia sido dito. Em seguida, disse o homem magro, quase esquelético:

- Vi, outro dia, nas redes sociais, algo que me pegou de surpresa. Diziam alguns psicólogos que os políticos, em geral, têm mais propensão a trair os(as) seus(suas) parceiros(as) do que a maioria das pessoas que trabalham em outras áreas.

Indagou o homem de óculos:

- Sério? Por que isso?

Respondeu o homem magro:

- Uai, eles falaram que é por causa do afrodisíaco existente no poder público, além das longas estadias fora de casa que esses cargos públicos exigem.

E você, pensa o quê, quando o assunto é política e políticos?

UMA BOA LEITURA!


O editor GP escreve mais uma crônica: DINHEIRO NA MÃO: VENDAVAL? ESCORPIÃO? OU OS DOIS?


Colunistas