* VOCÊ ENCONTRA A GAZETA NAS SEGUINTES PADARIAS: BARIRI (São José), CAFÉ COM LEITE (São Luiz) e FRANÇA (rua Direita); * MERCEARIA DONA BENTA (São José) * NAS BANCAS: FELIPE (em frente à EE Governador Valadares); FRANCISCO (em frente ao Santander); LEONARDO (praça das “bolas”) * E POSTO STOP SHOP (avenida Ovídio de Abreu).
Veja também outras queixas da edição anterior abaixo.
POR QUE TENTARAM COBRAR IPTUs JÁ PAGOS?
“Recebi em minha casa, por meio dos Correios um boleto enviado pela prefeitura me cobrando um IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, de anos atrás, dizendo que ele não havia sido pago. Como guardo todo recibo que eu pago, procurei e encontrei o comprovante do pagamento e fui até a secretaria da gestão fazendária. Chegando lá, vi uma fila bem grande na porta da prefeitura. Achei humilhante, pois, além de que comprovar o pagamento de algo, ainda tive de enfrentar fila. Mas foi bom, porque enquanto esperava, ouvi poucas e boas do pessoal que estava fulo da vida com essa nova e indevida cobrança. Diferentemente de mim, ouvi pessoas contando que tinham pagado boleto, mas que não tinham guardado o comprovante e, com certeza, seriam obrigadas a pagar de novo. E olha que eu vi boletos na faixa de um, dois e até três mil reais. Teve gente garantindo de pés juntos que a prefeitura estaria fazendo isso, para arrecadar mais dinheiro, porque o caixa de lá estava na lona. Mas eu li na própria GAZETA, com esses meus olhos que a terra vai comer, que as verbas que chegaram no município, nos 8 anos da atual administração foram as maiores já recebidas em Pará de Minas. Só não sei quem disse: se foi o prefeito ou vice-prefeito eleitos. Diante disso, como ficamos?”
NOTAS DA REDAÇÃO - * “A fala citada pelo(a) leitor(a) foi dita pelo prefeito Inácio Franco, na entrevista da vitória, publicada no GP 2041,” esclarece a reportagem GP.
* Procurada pela reportagem GP, veja o que disse a Assessoria de Comunicação da Prefeitura sobre a queixa acima.
“A secretaria de gestão fazendária esclarece que a cobrança de impostos municipais em Pará de Minas é baseada no Código Tributário e em legislação específica. Em nenhuma situação, ela ocorre de forma indiscriminada, com o objetivo de aumentar a arrecadação do município. O grande movimento relatado pelo(a) leitor(a) ocorreu justamente por ocasião da cobrança administrativa de tributos e taxas em atraso, uma oportunidade oferecida pela prefeitura para aqueles contribuintes em débito com o fisco municipal regularizarem suas situações. A iniciativa representou economia para esses contribuintes em atraso que puderam, inclusive, parcelar seus débitos ou quitá-los, evitando inscrição na dívida ativa e suas consequências, dentre as quais, o pagamento de custas processuais e a inclusão do nome do contribuinte no cadastro de inadimplentes. Em caso de cobranças consideradas indevidas, o contribuinte deve apresentar o recibo de quitação do imposto ou questionar o valor da cobrança, em um dos guichês de atendimento dessa secretaria, no 1º andar da prefeitura, das 12 às 17H,” esclarece a assessoria.
TI, TI, TIS EM TORNO DOS FUTUROS SECRETÁRIOS DO PREFEITO ELEITO (Fim)
* “Verdade que o ex-candidato a vereador e também ex-diretor da Escola Estadual Fernando Otávio, Marcos Aurélio dos Santos já aceitou o convite do prefeito eleito para ser o novo secretário de educação da cidade?” * “Verdade também que o secretário da cultura será o colunista GP e decorador Angelo Caffaro ou o empresário Wilson Caldas, mais conhecido como Sopinha?” * “GAZETA, olha pra gente se a ex-candidata a vereadora Cláudia Assunção, mais conhecida como Tatá, será mesmo a secretária da assistência social.” * “Estão falando que o vereador Gustavo (Henrique Duarte da Silva) será diretor do departamento de trânsito da prefeitura. Verdade?”
NOTA DA REDAÇÃO - Queridos(as) leitores(as) deste GP Jornal e seguidores(as) do instagram GP. O que de fato a reportagem GP sabe, oficialmente, até o fechamento desta edição, que são estes os futuros secretários municipais: 1) procuradora geral do município: DÉBORA FARIA CASTRO; 2) secretário de educação, MARCOS AURÉLIO DOS SANTOS; 3) secretário de esportes, lazer e turismo: o ex-secretário da mesma pasta e vice-prefeito da atual administração, PAULO FRANCISDALE; 4) secretário de saúde: médico GILBERTO DENOZIRO; e 5) secretária de gestão pública, ANA PAULA COUTO. Inclusive, todos esses nomes já foram divulgados no instagram GP (@gazetaparaminense).
Entre outras queixas dos leitores GP leia: “QUAL A FINALIDADE DESSA OBRA?”